Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Inteligência artificial: Microsoft contrata CEO dispensado pela OpenAI

Arquivado em:
Segunda, 20 de Novembro de 2023 às 13:15, por: CdB

Sam Altman foi demitido da OpenAI no último dia 17 e causou um grande efeito dominó no mercado de tecnologia. Após saber da decisão, o então presidente e co-fundador do projeto, Greg Brockman, pediu para sair e também foi contratado pela Microsoft.


Por Redação, com Canaltech - de Nova York


A Microsoft agiu rapidamente para anunciar a contratação do ex-CEO da OpenAI, Sam Altman, três dias após sua demissão na empresa criadora do ChatGPT. O anúncio foi feito pelo CEO da Gigante de Redmond, Satya Nadella, que confirmou que Altman vai liderar uma equipe de pesquisa sobre IA na Big Tech.




sam.jpg
A Microsoft anunciou a chegada do ex-CEO da OpenAI, Sam Altman, para liderar uma nova equipe de pesquisa sobre IA na empresa

Sam Altman foi demitido da OpenAI no último dia 17 e causou um grande efeito dominó no mercado de tecnologia. Após saber da decisão, o então presidente e co-fundador do projeto, Greg Brockman, pediu para sair e também foi contratado pela Microsoft, vale lembrar que a MS é uma das principais investidoras da empresa responsável pelo ChatGPT.


– Continuamos comprometidos com nossa parceria com a OpenAI e temos confiança no nosso cronograma de produtos, na nossa habilidade de inovar com tudo o que anunciamos no Microsoft Ignite, e para continuar o apoio a nossos consumidores e parceiros. Aguardamos para conhecer Emmeth Shear (novo CEO) e a nova liderança da OAI para trabalhamos com eles – afirmou Satya Nadella no X (antigo Twitter). Por fim, ainda revelou que a empresa estaria "animada" para anunciar a chegada de Altman e Brockman.


Rumores apontam que a própria Microsoft não concordou com a demissão de Sam Altman: de acordo com o Bloomberg, executivos da empresa e outros investidores pressionaram o quadro de diretores da OpenAI para reverter a decisão e colocá-lo de volta como CEO, mas o martelo já estava batido. Com o profissional livre no mercado, a solução encontrada foi trazê-lo para a companhia.


Altman, que vai receber o cargo de CEO da nova equipe de pesquisa em IA, apenas republicou o post de Nadella no X e disse que "a missão continua". O chefão da Microsoft ainda respondeu que "aprendemos muito ao longo dos anos sobre como podemos dar espaço a fundadores e inovadores para construírem culturas e identidades independentes dentro da Microsoft, incluindo GitHub, Mojang Studios e LinkedIn, e anseio para que você faça o mesmo".


A nova equipe liderada por Altman na Microsoft terá alguns rostos conhecidos vindos da OpenAI: além de Greg Brockman, a empresa trouxe o diretor de pesquisa Jakub Pachocki, o pesquisador Szymon Sidor e o chefe de preparação Aleksander Madry. Os nomes foram confirmados em post de Brockman no X.



Por que Sam Altman foi demitido da OpenAI?


Co-fundador do projeto e CEO da empresa desde 2019, Altman foi demitido na última sexta-feira numa decisão que chocou o mundo da tecnologia. Em nota, o quadro de diretores da iniciativa disse que ele "não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades" e que "não confia mais em sua capacidade de continuar liderando".


Ainda não é possível descobrir o que levou a essa decisão, mas algumas hipóteses já surgiram. De acordo com o jornal The New York Times, Altman trabalharia em um novo projeto para criar uma startup e desenvolver chips Tensor Processing Unit (TPU), usados para o processamento e treinamento de IA, como uma forma de não depender exclusivamente da Nvidia.



Empresa já tem novo CEO


Logo após a saída de Altman, a OpenAI anunciou a diretora de tecnologia albanesa Mira Murati como nova CEO interina, mas a decisão durou pouco tempo: a empresa confirmou a chegada de Emmett Shear para o cargo nesta segunda-feira. Shear é o co-fundador da Twitch e assumiu a mesma posição de liderança na empresa até março deste ano.



Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo