A expectativa em pesquisa da agência inglesa de notícias Reuters era de avanço de 0,28%, e com o resultado do mês o índice agora acumula em 12 meses queda de 0,11%.
Por Redação – do Rio de Janeiro
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado majoritariamente como índice de reajuste nos preços dos aluguéis, subiu 0,27% em novembro, depois de ter registrado queda de 0,36% no mês anterior, e passou a registrar deflação no acumulado em 12 meses pela primeira vez em um ano e meio, mostraram dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

A expectativa em pesquisa da agência inglesa de notícias Reuters era de avanço de 0,28%, e com o resultado do mês o índice agora acumula em 12 meses queda de 0,11%.
— Apesar da alta do IGP-M no mês, chama atenção o fato de que a taxa em 12 meses voltou ao campo negativo, algo que não ocorria desde maio de 2024. Esse resultado está muito relacionado ao comportamento do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) ao longo do ano — observou Matheus Dias, economista do FGV Ibre.
Atacado
Em novembro, o IPA, que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, subiu 0,27%, depois de ter caído 0,59% no mês anterior.
— Diferentemente do que se observou em novembro, quando houve altas em algumas commodities agrícolas, em boa parte de 2025 prevaleceram quedas expressivas de preços, tanto de produtos industriais quanto agropecuários. Em vários meses, o IPA registrou variações negativas, o que levou a uma desaceleração mais nítida a partir de maio — acrescentou.
Os produtos agropecuários passaram a subir 0,46% no mês, de queda de 1,45% em outubro, enquanto os industriais tiveram alta de 0,21%, de recuo de 0,28%.
Preços
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, acelerou a alta a 0,25% em novembro, de 0,16% em outubro. Destaque para as altas de Saúde e Cuidados Pessoais (0,08% para 0,67%), Educação, Leitura e Recreação (0,50% para 1,17%) e Despesas Diversas (0,20% para 0,46%).
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, passou a subir no período 0,28%, de uma alta de 0,21% no mês anterior.
O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.