Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Indicação ao STF ocorrerá apenas com certeza de aprovação, diz Edinho

Edinho Silva afirma que Lula fará indicação ao STF apenas após garantir apoio no Senado. Diálogo com líderes partidários é essencial.

Quarta, 12 de Novembro de 2025 às 20:28, por: Gilberto de Souza

Silva também ressaltou que Lula tem preferido ouvir e dialogar com diferentes líderes partidários e regionais, para garantir estabilidade à futura indicação.

Por Redação – de Brasília

Presidente nacional do PT, o ex-ministro Edinho Silva afirmou, nesta quarta-feira, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará a indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) apenas quando tiver certeza de que o nome será aprovado no Senado. Segundo afirmou, a jornalistas, o presidente “não vai indicar sem dialogar (com os senadores)”.

Indicação ao STF ocorrerá apenas com certeza de aprovação, diz Edinho | Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é um dos nomes apontados para ocupar a vaga de Luís Roberto Barroso, no STF
Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é um dos nomes apontados para ocupar a vaga de Luís Roberto Barroso, no STF

Silva também ressaltou que Lula tem preferido ouvir e dialogar com diferentes líderes partidários e regionais, para garantir estabilidade à futura indicação.

— É claro que o presidente Lula vai tomar essa decisão quando ele tiver segurança do caminho a ser trilhado. Claro que ele não vai indicar sem dialogar com o Senado, sem dialogar com as ideias do Senado, e ele não vai tomar nenhuma decisão política sem ouvir também as lideranças políticas de Minas Gerais e os dirigentes do Partido dos Trabalhadores — disse Edinho durante a COP30, em Belém do Pará. 

 

Messias e Pacheco

Questionado sobre os nomes mais cotados para a vaga — o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) —, Edinho Silva elogiou ambos.

— O Messias é um jurista exemplar, com capacidade de formulação, um dos pilares do campo jurídico brasileiro. E o Rodrigo também é uma liderança extremamente respeitada, com trajetória no campo jurídico e político. Ele é um dos maiores líderes da política mineira e brasileira — elogiou.

O líder petista destacou, ainda, a relação de confiança entre Lula e Pacheco, afirmando que o futuro político do senador, que pode ser candidato ao governo de Minas Gerais, deve ser definido em diálogo direto com o presidente, antes da decisão a ser tomada sobre a vaga no Supremo.

Tags:
Edições digital e impressa