Ainda nesta segunda-feira, o presidente francês, Emmanuel Macron, foi à região da Catedral de Notre-Dame, para acompanhar o incêndio que atinge o local. Macron tinha previsto um pronunciamento em rede nacional na noite desta segunda-feira, no qual anunciaria aguardadas reformas econômicas e sociais.
Por Redação, com agências internacionais - de Paris
Um incêndio de grandes proporções irrompeu na Catedral de Notre-Dame, no centro de Paris, na tarde desta segunda-feira, o que levou os bombeiros a esvaziarem a região ao redor de um dos pontos mais visitados da cidade. A fumaça podia ser vista saindo do topo da catedral medieval, com chamas surgindo de suas duas torres de sinos, disse uma testemunha. Ainda não se sabia o que teria causado o incêndio.
O canal de TV France 2 informou que a polícia estava tratando o episódio como acidental. A catedral, do século XII e famosa por ser o cenário do clássico romance de Victor Hugo: “O corcunda de Notra-Dame”, atrai milhões de turistas todo ano.
Tragédia
Ainda nesta tarde, o presidente francês, Emmanuel Macron, foi à região da Catedral de Notre-Dame, para acompanhar o incêndio que atinge o local. Macron tinha previsto um pronunciamento em rede nacional na noite desta segunda-feira, no qual anunciaria aguardadas reformas econômicas e sociais. No entanto, devido à tragédia, o presidente cancelou o compromisso.
No Twitter, Macron lamentou a tragédia. "Notre-Dame de Paris em chamas. Emoção toda uma nação. Meus pensamentos a todos os católicos e a todos os franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite por ver uma parte de nós queimar", escreveu.
"Um terrível incêndio está ocorrendo na Catedral de Notre-Dame em Paris", disse também a prefeita Anne Hidalgo, no Twitter.
Uma grande operação estava em curso, acrescentou o corpo de bombeiros, enquanto o porta-voz da Prefeitura afirmou no Twitter que a área estava sendo liberada. A Notre-Dame estava em reforma, com algumas seções sob andaimes, ao passo que estátuas de bronze foram removidas na semana passada para obras.