O major Fabio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, disse que a corporação orientou os moradores de uma vila ao lado a saírem do local para avaliar a estrutura.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Um incêndio de grandes proporções em uma loja de utilidades de três pisos na manhã desta sexta-feira causa pânico e desespero entre os moradores que acompanham o trabalho do Corpo dos Bombeiros na Freguesia, Zona Sudoeste do Rio, enquanto as chamas se espalham próximo a outros imóveis do entorno em uma área comercial.

– Vai cair o muro em cima da minha casa e não estão fazendo nada. Tem senhora passando mal e o bombeiro não faz nada.
Morador em meio ao desespero ao programa jornalístico Bom Dia Rio, da TV Globo
O major Fabio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, disse que a corporação orientou os moradores de uma vila ao lado a saírem do local para avaliar a estrutura. Mas garantiu que não há fogo nas residências.
O incêndio causou a interdição parcial da Estrada de Jacarepaguá, próximo à Rua Tirol. O risco é de que se espalhe para o supermercado Mundial e uma outra loja no entorno do incêndio. O Mundial disse que não há previsão de reabertura da unidade.
“A maior preocupação é o mercado ao lado, que é fator de propagação, e uma vila de residências. A estrutura de lajes [na edificação] pode desabar a qualquer momento. As paredes estão colapsando, porque tem um incêndio generalizado. Há muitos materiais inflamáveis, como plásticos e madeiras”.
Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros está no local para conter as chamas, que já consumiu o teto de uma unidade de O Amigão. Neste momento, seis unidades operacionais atuam no combate às chamas.
Há no local 40 militares, 20 viaturas e apoio de drones com câmera térmica. Não há registro de vítimas, segundo a corporação.
Em função do risco de colapso da estrutura, o trabalho das equipes está sendo realizado principalmente pelo lado externo da edificação, com apoio de recursos especializados, incluindo viaturas aéreas.
O Centro de Operações Rio, que também foi acionado, orienta os motoristas a optar pelas ruas Tirol, Comandante Rubens Silve e Ituverava. Foi montada ainda uma faixa reversível no sentido Freguesia da Estrada de Jacarepaguá.
Ainda não há informações sobre o que causou o fogo. A Polícia Civil irá apurar a origem do incêndio.