As chamas se espalharam rapidamente e já alcançaram também o galpão da empresa Valfilm da Amazônia, especializada em transformação e reciclagem de plásticos.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Um incêndio de grandes proporções atinge, desde o início da tarde de terça-feira, as instalações da fábrica da Effa Motors, localizada no Distrito Industrial 2, na Zona Leste de Manaus.

As chamas se espalharam rapidamente e já alcançaram também o galpão da empresa Valfilm da Amazônia, especializada em transformação e reciclagem de plásticos.
Segundo relatos de trabalhadores da Effa Motors, o fogo teria começado por volta do meio-dia, quando faíscas de solda atingiram um produto químico na linha de produção, onde havia cerca de cem veículos. A informação ainda não foi confirmada oficialmente.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) mobilizou uma força-tarefa com 148 agentes e 26 viaturas para combater o incêndio, que segue ativo nesta quarta-feira. De acordo com o subcomandante da corporação, coronel Borges, o fogo foi parcialmente contido.
– O incêndio está confinado na parte que está queimada. Daí ele não passa mais. Só a parte mais ao sul que não foi atingido, mas todo o resto do galpão foi atingido. Agora, os do outro lado da rua estão todos protegidos. Ele não tem como atingir outros galpões. Então nós vamos trabalhar nesse confinamento e no controle futuro – explicou o coronel a uma reportagem do portal G1.
Fumaça tóxica e risco ambiental
Apesar do controle parcial, o incêndio continua a produzir uma intensa coluna de fumaça tóxica, que preocupa as autoridades. O risco de contaminação ambiental e danos à saúde de trabalhadores e moradores do entorno não está descartado.
Trabalhadores da Effa Motors evacuaram o prédio logo após o início das chamas. O relato é de correria e desespero: “Começou a pegar fogo no canto e já foi espalhando tudo. Aí todo mundo começou a correr desesperado”, disse um trabalhador que preferiu não se identificar.
Vítima socorrida e fora do registro oficial
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que não havia registro de feridos. No entanto, por volta das 22h de terça-feira, o Complexo Hospitalar Sul divulgou nota confirmando que uma trabalhadora da fábrica foi levada ao Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital 28 de Agosto. Segundo a unidade, ela foi socorrida antes da chegada dos bombeiros e, por isso, não constava nos registros oficiais da corporação. O estado de saúde da paciente é estável.
Empresas evitam pronunciamento
A Effa Motors informou que não irá se manifestar neste momento. “Neste momento, entendemos que qualquer manifestação seria prematura, já que os fatos ainda serão apurados pelas autoridades competentes”, declarou a empresa em nota.
A reportagem tenta contato com a Valfilm da Amazônia para mais informações sobre os impactos sofridos pela empresa.
O Corpo de Bombeiros segue trabalhando no rescaldo e na contenção do incêndio. Ainda não há previsão de quando as chamas serão completamente controladas, e as causas do incêndio continuam sob investigação.