Rio de Janeiro, 27 de Abril de 2025

Incêndio em boate deixa mortos e feridos na Macedônia do Norte

Um incêndio devastador na boate Pulse em Kocani resultou em 51 mortes e mais de 100 feridos durante um show de hip hop. Relatos indicam que fogos de artifício podem ter causado a tragédia.

Domingo, 16 de Março de 2025 às 11:27, por: CdB

Incidente deixou mais de 100 feridos e aconteceu durante show de uma banda local de hip hop em boate onde havia cerca de 1,5 mil pessoas; fogos de artifício dentro do local teriam dado origem ao fogo, segundo relatos.

Por Redação, com DW – de Kocani

Ao menos 51 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em um incêndio ocorrido na noite de sábado em uma boate na cidade de Kocani, na Macedônia do Norte, de acordo com o Ministério do Interior e fontes médicas e policiais.

Incêndio em boate deixa mortos e feridos na Macedônia do Norte | Relatos indicam que fogos de artifício deram origem ao incêndio na boate Pulse que deixou ao meos 51 mortos
Relatos indicam que fogos de artifício deram origem ao incêndio na boate Pulse que deixou ao meos 51 mortos

O fogo começou por volta das 3h (horário local, 23h de sábado de Brasília) na boate Pulse, onde cerca de 1,5 mil pessoas, a maioria jovens, estavam presentes para assistir a um show da banda de hip hop local DNK.

Pessoas ligadas à organização do evento em Kocani, cidade de 30 mil habitantes localizada cerca de 100 quilômetros a leste da capital Skopje, foram presas.

Relatos iniciais na mídia local indicam que o incêndio foi causado pelo uso indevido de fogos de artifício dentro da boate. Após o início do incêndio, houve pânico e uma debandada da boate.

Muitas das vítimas morreram sufocadas pela fumaça, enquanto outras morreram em decorrência de queimaduras. 

Cerca de 30 feridos foram levados para hospitais em Skopje, que fica a uma hora de carro.

Muitos pais estão à procura de seus filhos nas redes sociais, postando fotos e sondando os centros de saúde para onde os feridos foram encaminhados.

Acidente

A edição online do jornal Nezavisen relata que o Ministério Público e o Ministério do Interior declararam que continuam trabalhando no local do acidente e estão identificando as vítimas.

O primeiro-ministro macedônio, Hristijan Mickoski, anunciou que adiará uma viagem de trabalho programada para segunda-feira para Podgorica, Montenegro.

Mickoski também solicitará o adiamento da cúpula dos líderes dos Balcãs Ocidentais, marcada para quarta e quinta-feira em Podgorica, segundo informou seu gabinete em Skopje.

Em setembro de 2021, outro grande incêndio chocou o país, quando 14 pessoas morreram em uma unidade para pacientes com covid-19 na cidade de Tetovo.

Edições digital e impressa