Pesquisadores do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR/Ebserh estão desenvolvendo um estudo clínico que visa comparar possíveis tratamentos para alterações de olfato após infecção pela covid-19.
Por Redação, com Brasil de Fato - de Brasília
Pesquisadores do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR/Ebserh estão desenvolvendo um estudo clínico que visa comparar possíveis tratamentos para alterações de olfato após infecção pela covid-19. O estudo, conduzido pelo médico Yasser Jebahi, avaliará diferentes modalidades de treinamento olfativo.
O treinamento olfativo clássico é um dos principais métodos de reabilitação do sentido, sendo seguro e eficaz para os pacientes. Envolve uma série de exercícios para restaurar a percepção dos odores, por meio da exposição repetida e diária a óleos essenciais. Outros modelos de realização do treinamento olfativo prometem melhores resultados, mas ainda foram pouco estudados e comparados.
Seleção de voluntários
Para realizar o estudo clínico de terapias para recuperação do olfato, é necessário a seleção de voluntários, que precisam estar de acordo com alguns critérios:
Residir em Curitiba e estar na faixa etária entre 18 e 60 anos incompletos.
Ter testado positivo para covid-19 há menos de 3 meses por meio de exame RT-PCR.
Apresentar queixa de alteração olfativa que persiste após a infecção por pelo menos 4 semanas do início dos sintomas de Covid-19.
Apresentar cópia comprobatória do exame PCR-RT positivo para SARS CoV-2, podendo ter sido realizado no próprio CHC-UFPR ou em laboratório externo;
Para mais informações e cadastro, os voluntários devem entrar em contato pelo telefone (41) 99101-4122 (telefone/WhatsApp) ou pelo e-mail (icaro.pires@hc.ufpr.br).