Parceria entre o MDS e o Instituto Federal do Estado promove, na prática, o ensino sobre o cultivo de alimentos saudáveis com base agroecológica. Aluna beneficiada replicou modelo no quintal da residência e, hoje, vende a produção.
Por Redação, com ACS – de Brasília
Fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS/SE), o projeto “Implantação de Hortas Pedagógicas em Escolas Públicas” promove, na prática, o aprendizado sobre o cultivo de alimentos saudáveis. As hortas possuem base agroecológica e têm como objetivo ajudar a reduzir o déficit nutricional dos estudantes das comunidades de maior vulnerabilidade socioeconômica em áreas urbanas e periurbanas.

A coordenadora-geral do Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana do MDS (PNAUP), Kelliane Fuscaldi, afirmou que o projeto Hortas Pedagógicas “vai muito além do acesso a alimentos adequados e saudáveis e tanto os alunos, quanto a comunidade escolar podem se favorecer neste processo”.
Segundo Kelliane, a implantação das hortas nas escolas promove “educação ambiental, desenvolvimento de habilidades práticas, promoção de hábitos saudáveis, trabalho em equipe e socialização, estímulo ao pensamento crítico, redução do estresse e melhoria do bem-estar e conscientização sobre a origem dos alimentos, além de ser uma excelente ferramenta para projetos interdisciplinares”, destacou.
Os municípios de Aracaju e Poço Redondo já foram contemplados. Foram escolhidas quatro escolas da rede pública com base na disponibilidade de espaço e no perfil socioeconômico da comunidade escolar. Atualmente, o cuidado das hortas é de responsabilidade dos próprios alunos, professores e demais membros das comunidades escolares.
Irineia Rosa do Nascimento é coordenadora do projeto no Instituto Federal de Sergipe e destaca que o trabalho com as hortas “possibilita a compreensão das disciplinas através da aplicação prática dos conteúdos programáticos, além de melhorar as relações internas entre os alunos”.
Além das escolas
Os conhecimentos sobre o cultivo das hortas ultrapassam o ambiente escolar. Segundo Maria Irlania dos Santos, mãe de uma das estudantes beneficiadas, tudo o que a filha aprendeu sobre as hortas nas escolas foi aproveitado em casa. Maria disse que a estudante deu a sugestão de utilizar o espaço do quintal de casa para cultivar os alimentos.
– Plantando em casa, ela não vai ter química nem nada, vai ser produto limpo, sadio. Nós fizemos um plantio de coentro, aí começamos. Aí depois, nós passamos a plantar tomate, começamos a plantar a cebolinha, a alface – enumerou.
Além de contribuir com a saúde e melhora nos hábitos alimentares da família, Maria afirmou que o cultivo das hortas em casa também gerou uma fonte de renda extra para a filha. “Ela mesma começou a vender. Quando ela não podia, era eu. Hoje ela compra os materiais da escola com o dinheirinho da venda das verduras de casa”.
O projeto Hortas Pedagógicas também envolve os produtores locais de alimentos, o que auxilia no desenvolvimento das comunidades sergipanas por meio da educação alimentar.
Gestão de Hortas Pedagógicas
Para a comunidade que deseja implementar o projeto Hortas Pedagógicas nas escolas, o MDS, em parceria com a Embrapa, oferece um curso de educação à distância para capacitar gestores de escolas públicas e privadas de todo o país.
Além de contemplar os profissionais da educação, o curso também é destinado a gestores da área da saúde, nutrição e agricultura que trabalham em secretarias municipais ou estaduais.
Quase seis mil pessoas concluíram o curso desde o lançamento. A plataforma auxilia a comunidade na criação de comitês locais de gestão, orienta a instalação da horta, aborda estratégias pedagógicas, ajuda na promoção de melhorias nas condições alimentares e nutricionais das escolas e orienta a realização de avaliações periódicas para melhorias e ajustes.
O curso “Gestão de Hortas Pedagógicas” é gratuito e possui carga horária de 30 horas.