Harris disse que a questão de raça era profundamente pessoal para ela. Ela comentou ter sido levada de ônibus para escola como parte de esforços de integração na Califórnia, e questionou a oposição de Biden em 1970 aos ônibus escolares.
Por Redação, com Reuters - de Washington
A pré-candidata presidencial Kamala Harris dominou os rivais democratas em um debate na quinta-feira, confrontando o líder da corrida pela indicação do partido, Joe Biden, e chamando as considerações do ex-vice-presidene sobre trabalhar com senadores segregacionistas de “dolorosas”. Em uma performance diferenciada, a filha de pai negro da Jamaica e de mãe indiana ficou no centro de diversas trocas acaloradas durante a segunda noite de debates entre os democratas, que competem pelo direito de enfrentar o presidente Donald Trump, um republicano, nas eleições de 2020.Raça
Harris disse que a questão de raça era profundamente pessoal para ela. Ela comentou ter sido levada de ônibus para escola como parte de esforços de integração na Califórnia, e questionou a oposição de Biden em 1970 aos ônibus escolares. A ex-promotora olhou diretamente para Biden e pediu que ele se explicasse. – Eu não acredito que você seja racista. E eu concordo com você quando você se compromete com a importância de encontrar um terreno comum – disse Harris, de 54 anos, senadora norte-americana da Califórnia, que aparece em quarto ou quinto na maioria das pesquisas nacionais dentre os democratas.
– Mas eu também acredito, e isso é pessoal e foi doloroso ouvir você falar sobre a reputação de dois senadores dos Estados Unidos que construíram suas reputações e carreiras sobre a segregação de raças neste país.
Biden, que estava na defensiva durante toda a noite, tem enfrentado fortes críticas sobre seus comentários recentes de que tenha trabalhado décadas atrás com dois senadores segregacionistas do Sul, como forma de viabilizar as coisas no Senado dos EUA.