Mudança não valerá no México. Em outros países, usuários verão os dois nomes. Alteração segue determinação do presidente Donald Trump.
Por Redação, com DW – de Washington
O Google Maps mudará o nome do Golfo do México para Golfo da América assim que a mudança for oficialmente atualizada no Sistema de Nomes Geográficos dos EUA, afirmou a empresa Google na segunda-feira.
![google.jpg](https://correiodobrasil.com.br/rails/active_storage/disk/eyJfcmFpbHMiOnsibWVzc2FnZSI6IkJBaDdDVG9JYTJWNVNTSWhjMmc0TUdNNE56WXphREJpT0dGNWNHMW5aMnh3YzIxd05ETmhNUVk2QmtWVU9oQmthWE53YjNOcGRHbHZia2tpUVdsdWJHbHVaVHNnWm1sc1pXNWhiV1U5SW1kdmIyZHNaUzVxY0dWbklqc2dabWxzWlc1aGJXVXFQVlZVUmkwNEp5ZG5iMjluYkdVdWFuQmxad1k3QmxRNkVXTnZiblJsYm5SZmRIbHdaVWtpRDJsdFlXZGxMMnB3WldjR093WlVPaEZ6WlhKMmFXTmxYMjVoYldVNkNteHZZMkZzIiwiZXhwIjoiMjEyNC0wMS0yOFQxNTozMjozMC42NDFaIiwicHVyIjoiYmxvYl9rZXkifX0=--84459084dc90864e5ec7a77213634dd524bdd0b3/google.jpeg)
A mudança será visível nos Estados Unidos, mas o nome original será mantido para os usuários do México. Fora dos dois países, os usuários verão os dois nomes no Google Maps.
O Departamento do Interior dos EUA comunicou na sexta-feira que havia mudado oficialmente o nome do Golfo do México para Golfo da América e o do pico Denali, a montanha mais alta da América do Norte, para Monte McKinley.
O Google Maps fará uma mudança semelhante com o Monte McKinley, eliminando o nome indígena que o ex-presidente Barack Obama deu à montanha no Alasca.
O presidente Donald Trump ordenou as mudanças de nome como parte de uma enxurrada de ordens executivas horas depois de assumir o cargo, em 20 de janeiro, cumprindo uma promessa de campanha.
“América Mexicana”
No início deste mês, a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, sugeriu, em tom de brincadeira, que a América do Norte, incluindo os Estados Unidos, fosse renomeada como “América Mexicana”, um nome histórico usado num mapa antigo da região.
O Google já havia aplicado a regra de usar nome diferentes com base na localidade em outros locais sujeitos a disputas de nomes.
Fora do Japão e da Coreia do Sul, o corpo de água que faz fronteira com as duas nações é apresentado como Mar do Japão (Mar do Leste).
Em 2012, o Irã ameaçou entrar com uma ação legal contra a Google devido à sua decisão de retirar o termo Golfo Pérsico do Google Maps, que deixaria a região sem nome nenhum no mapa. O corpo de água agora é rotulado como Golfo Pérsico (Golfo Arábico) em outros países.