Em comunicado divulgado nas redes sociais, a F1 disse que a decisão foi tomada em comum acordo com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), os organizadores da prova e autoridades nacionais, regionais e municipais.
Por Redação, com ANSA - de Roma
A Fórmula 1 confirmou nesta quarta-feira o cancelamento do Grande Prêmio da Emilia-Romagna, marcado para o próximo domingo, em Ímola, devido às chuvas e inundações que já deixaram ao menos seis mortos na região.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, a F1 disse que a decisão foi tomada em comum acordo com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), os organizadores da prova e autoridades nacionais, regionais e municipais.
"A decisão foi tomada porque não é possível realizar o evento de forma segura para os fãs, as equipes e nossos funcionários. É a coisa certa e responsável a se fazer, dada a situação enfrentada pelas cidades na região", diz a nota.
Segundo a F1, "não seria correto colocar mais pressão nas autoridades locais e nos serviços de emergência nessa hora difícil".
Emilia-Romagna
"A comunidade da Fórmula 1 quer enviar seus pensamentos para as pessoas e comunidades afetadas pelos eventos recentes na região da Emilia-Romagna. Também queremos prestar tributo ao trabalho dos serviços de emergência, que estão fazendo o possível para ajudar os necessitados", afirma o comunicado.
Ainda não está claro se a F1 tentará remarcar o GP da Emilia-Romagna em outra data.
A ideia agora é concentrar todos os esforços para ajudar as populações afetadas, evitando sobrecargas no trânsito de uma região repleta de alagamentos por causa das chuvas.
Em Faenza, cidade que fica a menos de 20 quilômetros do Autódromo Enzo e Dino Ferrari e abriga a sede da equipe AlphaTauri, algumas áreas são acessíveis apenas de barco devido aos alagamentos.
Pilotos da F1 enviam mensagens de apoio para Emilia-Romagna
Os pilotos da Fórmula 1 se manifestaram nesta quarta-feira sobre o cancelamento do Grande Prêmio da Emilia-Romagna, na Itália, devido às chuvas que atingiram a região.
O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, desejou "força" e "coragem" para as pessoas afetadas pelas tempestades. O piloto ainda postou uma foto de uma campanha de arrecadação.
O japonês Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, também se manifestou sobre o mau tempo na Emilia-Romagna, que já deixou ao menos seis mortos.
– Eu realmente espero que todas as pessoas que vivem na região da Emilia-Romagna fiquem seguras nos próximos dias – escreveu o asiático.
Atual bicampeão da principal categoria do automobilismo mundial, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, declarou que apoiou a decisão das autoridades italianas de cancelar o GP.
– Meus pensamentos estão com todas as pessoas afetadas pelas severas tempestades e inundações na Emilia-Romagna. Desejo que vocês tenham forças para passar por esse difícil momento – afirmou o piloto.
O CEO da F1, Stefano Domenicali, disse que é uma "tragédia" ver o que aconteceu em Ímola, cidade onde fica o Autódromo Enzo e Dino Ferrari, e na Emilia-Romagna.
– É a cidade e a região onde cresci. Meus pensamentos e orações estão com as vítimas das enchentes, famílias e comunidades afetadas – disse o italiano, que também expressou "gratidão" e "admiração" pelo trabalho das equipes de resgate.
As seis vítimas provocadas pelas chuvas viviam na província de Forlì-Cesena, sendo quatro homens e duas mulheres. Pelo menos cinco mil pessoas foram evacuadas de suas casas.
Hamilton
O piloto Lewis Hamilton, da Mercedes, enviou uma mensagem de apoio para as pessoas afetadas pelas fortes chuvas na região da Emilia-Romagna, na Itália.
– Espero que todos na Emilia-Romagna estejam seguros e cuidado um dos outros neste momento. Meus pensamentos estão com as pessoas afetadas por essa tragédia e com as incríveis equipes de emergência que estão trabalhando – escreveu o heptacampeão mundial de Fórmula 1.