Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Forças dos EUA deixam base no Afeganistão após quase 20 anos de presença

Arquivado em:
Sexta, 02 de Julho de 2021 às 07:15, por: CdB

Em 2001 os EUA e seus aliados da OTAN iniciaram uma operação militar no Afeganistão no quadro da Operação Liberdade Duradoura, em resposta aos ataques de 11 de setembro de 2001. Em 1º de janeiro de 2015, a missão Apoio Resoluto substituiu a operação de combate.

Por Redação, com Sputnik - de Cabul

A emissora afegã 1TV, citando um porta-voz militar dos EUA, informou na terça-feira que a maior base militar dos EUA no Afeganistão, a base aérea de Bagram, seria entregue às forças de segurança afegãs.
baseeua.jpg
Forças dos EUA deixam maior base no Afeganistão após quase 20 anos de presença, diz mídia
As forças dos EUA deixaram a base aérea de Bagram, no Afeganistão, afirmou Jennifer Griffin, correspondente do canal Fox News. Em 2001 os EUA e seus aliados da OTAN iniciaram uma operação militar no Afeganistão no quadro da Operação Liberdade Duradoura, em resposta aos ataques de 11 de setembro de 2001. Em 1º de janeiro de 2015, a missão Apoio Resoluto substituiu a operação de combate. A agência Associated Press citou uma fonte segundo a qual o general Austin S Miller, comandante das tropas dos EUA no Afeganistão "ainda mantém todas as capacidades e autoridade para proteger as forças".

Presença diplomática dos EUA

No final de junho foi relatado que os EUA poderiam concluir a retirada em poucos dias, mas cerca de mil soldados vão permanecer para proteger o aeroporto e a presença diplomática dos EUA. Em fevereiro de 2020, Washington e o movimento Talebã (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países) assinaram um acordo de paz que estipulou, entre outras coisas, a retirada de todas as forças armadas estrangeiras do Afeganistão, em troca de o Talibã diminuir a violência e garantir que o país não se tornaria um refúgio seguro para grupos terroristas.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo