O teste RT-PCR é considerado o padrão ouro para a detecção do SARS-CoV-2, e suas amostras também são importantes para o monitoramento das variantes, uma vez que contêm o material genético do vírus e podem ser usadas para o sequenciamento.
Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, na segunda-feira, que vai produzir 60 milhões de testes de antígeno para o diagnóstico da covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a fundação, a iniciativa terá investimento de cerca de R$ 1,2 bilhão, e o montante de testes a ser fabricado poderá ser entregue ao Ministério da Saúde até o final deste ano.
O teste de antígeno
O teste de antígeno, por sua vez, pode ser processado no próprio local da coleta, em um procedimento que pode durar apenas 15 minutos para mostrar o resultado. A sensibilidade do teste é menor que a do RT-PCR, mas também é considerada alta, com potencial acima de 95%. Em entrevista à Agência Fiocruz de Notícias, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, explicou que ampliar a testagem no país permitirá identificar rapidamente os infectados e adotar uma estratégia de rastreamento de seus contatos. – Com isso, as autoridades de saúde podem fazer uma intervenção mais efetiva e direcionada, detectando e isolando os infectados e interrompendo a cadeia de transmissão do vírus – disse Krieger.Vacinas
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) entregou nesta terça-feira, 237.260 doses de imunizantes contra a covid-19 para os 92 municípios do Estado. Desse total, 208.260 doses são de vacinas da Pfizer para primeira aplicação e 29 mil da Oxford/AstraZeneca para segunda dose.
Na segunda-feira, o município do Rio de Janeiro retirou o lote de imunizantes dedicado à capital na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói, região metropolitana do Rio. Os municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí fizeram a retirada do CGA nesta terça.
As regiões Metropolitana I e II, Médio Paraíba, Serrana e Centro Sul receberão as doses dos imunizantes por vans e caminhões, que sairão de Niterói com escolta da Polícia Militar, também às 7h.
As cidades das regiões Norte, Noroeste e Costa Verde, mais distantes, receberam as remessas por meio de dois helicópteros que decolaram do Grupamento Aeromóvel da PM.