Rio de Janeiro, 08 de Dezembro de 2025

Filho ’03’ de Bolsonaro vive dias de angústia, diante série de derrotas

O deputado Eduardo Bolsonaro vive dias difíceis após derrotas no STF e a remoção de tarifas por Trump, que citou Lula em anúncio.

Sexta, 21 de Novembro de 2025 às 21:17, por: CdB

A remoção das tarifas extras de 40% sobre inúmeros produtos brasileiros teve até o detalhe humilhante de que Trump citou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no anúncio.

Por Redação – de Brasília

Ao longo dos últimos dias, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), ou filho ’03’ como é conhecido, foi considerado réu no Supremo Tribunal Federal (STF), incluído na lista de devedores da União e viu seu esforço de sabotagem internacional fracassar na noite passada quando Donald Trump suspendeu o tarifaço sobre as exportações brasileiras. Esses são apenas os mais recentes acontecimentos de uma série de reveses autoinfligidos que o parlamentar vem acumulando nos últimos meses.

Filho ’03’ de Bolsonaro vive dias de angústia, diante série de derrotas | Eduardo Bolsonaro, segundo aliados nos EUA, tem tido crises de choro
Eduardo Bolsonaro, segundo aliados nos EUA, tem tido crises de choro

A remoção das tarifas extras de 40% sobre inúmeros produtos brasileiros teve até o detalhe humilhante de que Trump citou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no anúncio. Certamente não foi o que ’03′ tinha em mente em julho, quando reivindicou responsabilidade pelo tarifaço que elevou a 50% os impostos sobre todas as exportações brasileiras.

 

Hostilidade

A medida surtiu efeito oposto: Bolsonaro foi condenado, a chantagem alavancou a popularidade do presidente Lula e gerou críticas severas a ’03′ vindas de inúmeros setores da direita, desde os prejudicados economicamente pelas sanções de Trump, como o agronegócio, até os que viram a redução das chances de vitória no próximo pleito presidencial, no ano que vem.

Ainda assim, o deputado se notabiliza nas redes sociais por procurar sinais ocultos de hostilidade vindos dos EUA, apesar da “química” que existe entre os dois líderes, segundo Donald Trump. Ignorando as evidências, Eduardo correu para tentar diminuir o papel do governo na redução do ‘tarifaço’, escrevendo no X que “a diplomacia brasileira não teve qualquer mérito na retirada parcial dessas tarifas”.

Edições digital e impressa