Rio de Janeiro, 08 de Janeiro de 2026

Fila quilométrica marca inscrições na piscina do Parque Oeste

Fila quilométrica e falta de informação marcam o início das inscrições para atividades na nova piscina olímpica do Parque Oeste, no Rio de Janeiro.

Terça, 06 de Janeiro de 2026 às 12:26, por: CdB

Fila quilométrica, confusão e falta de informação marcaram o início das inscrições para atividades na piscina olímpica do Parque Oeste, na Zona Oeste do Rio, recém-inaugurada como legado dos Jogos Rio 2016.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Fila quilométrica e confusão marcaram o primeiro dia de inscrições para atividades esportivas na piscina olímpica do Parque Oeste Ana Gonzaga, em Inhoaíba, na Zona Oeste do Rio. Desde a madrugada desta terça-feira, moradores se concentraram no entorno do parque para tentar garantir vagas em aulas de natação e hidroginástica oferecidas pela prefeitura do Rio durante o mês de janeiro.

Fila quilométrica marca inscrições na piscina do Parque Oeste | Fila na administração do Parque Oeste para aulas de natação e hidroginástica geram confusão e tumulto na Zona Oeste
Fila na administração do Parque Oeste para aulas de natação e hidroginástica geram confusão e tumulto na Zona Oeste

Por volta das 8h, a fila já dobrava o quarteirão, em meio a incertezas e falta de informações claras sobre o atendimento. O cadastramento presencial, coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, havia sido anunciado desde dezembro e segue previsto para ocorrer entre os dias 6 e 16 de janeiro, atendendo crianças a partir de 1 ano, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

O esquema adotado no primeiro dia, no entanto, não funcionou como o esperado. A administração do Parque Oeste, localizada no chamado Palácio Oeste, passou a organizar duas filas distintas: uma formada por pessoas que receberam senhas distribuídas informalmente ao longo da tarde, noite e madrugada de segunda-feira, e outra, ainda maior, composta por moradores que chegaram nesta terça sem qualquer garantia de atendimento.

A fila continuou crescendo ao longo da manhã, enquanto pessoas que estavam no local desde a madrugada aguardavam definições. Até o início do atendimento, não havia esclarecimento oficial sobre a validade das senhas previamente distribuídas nem sobre o número de vagas disponíveis para cada modalidade, como natação e hidroginástica. Segundo informações exibidas no telejornal Bom Dia Rio, a administração do parque afirmou que todos os presentes seriam atendidos, mas a Prefeitura do Rio não detalhou como será feito o controle da demanda nos próximos dias. Em nota, a Prefeitura informou que as senhas começaram a ser distribuídas às 22h de segunda, com 300 vagas já preenchidas. Todas as pessoas na fila serão atendidas e irão para uma lista de espera.

Secretário se manifesta nas redes sociais

O secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, usou as redes sociais para dar explicações sobre o problema. Segundo ele, a procura foi muito grande e por conta disso o atendimento foi antecipado para a noite de segunda. Schleder também garantiu que o atendimento vai continuar até que todas as 700 vagas oferecidas sejam preenchidas.

– Tivemos uma grande procura na inscrição para uso da nossa nova piscina do Paque Oeste. A fila de começou a se formar na noite de ontem, e incluia idosos e adultos acompanhados de crianças e pessoas com deficiência. Apenas para garantir a segurança e evitar que as pessoas precisassem passar a madrugada na fila, o atendimento, que começaria às 8h desta terça, foi antecipado para as 22h de ontem, sempre respeitando a ordem de chegada dos interessados. As 300 primeiras vagas foram preenchidas e o atendimento continuará até fecharem as primeiras 700 vagas disponíveis. Todas as pessoas presentes no local serão atendidas e entrarão no cadastro de espera, sendo chamados conforme houver desistências ou abertura de novas vagas – garantiu.

Piscina olímpica recém-inaugurada impulsiona procura

A alta procura ocorre poucos dias após a inauguração da piscina olímpica do Parque Oeste, realizada em 28 de dezembro. O equipamento é um dos principais legados reaproveitados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e segue os padrões internacionais, com 50 metros de comprimento e dimensões oficiais de competição.

A estrutura pertenceu ao antigo Estádio Aquático Olímpico e foi desmontada, transportada e reinstalada no complexo Ana Gonzaga. Durante os Jogos, o espaço foi palco de momentos históricos, como as despedidas do nadador americano Michael Phelps e do multicampeão paralímpico brasileiro Clodoaldo Silva.

Na inauguração, o prefeito Eduardo Paes afirmou que o objetivo é ampliar o acesso da população ao esporte e formar novos atletas na Zona Oeste.

Aulas, lazer e novas regras

O espaço vai oferecer aulas de hidroginástica às quartas e sextas-feiras e aulas de natação às terças e quintas-feiras, para diferentes faixas etárias, incluindo bebês a partir de três meses. Aos fins de semana, a piscina será aberta para lazer, com limite de público e regras de segurança, como a exigência de responsáveis para crianças menores de 12 anos e a proibição de objetos de vidro.

Edições digital e impressa