Segundo define a indústria tecnológica australiana, o Auror integra um sistema de software que utiliza IA e tecnologia de vigilância para identificar e deter os pequenos furtos.
Por Redação - de São Paulo
A ferramenta aplicada na Austrália, com Inteligência Artificial (IA) para detectar e apontar pequenos furtos no comércio varejista, principalmente nas redes de supermercados, está prestes a desembarcar no Brasil. A solução tem promovido um novo conceito junto aos comerciantes, que encontraram na IA um aliado diante de uma constante. O produto desenvolvido pela IA Auror, segundo apurou a reportagem do Correio do Brasil, tem sido bem avaliado junto aos segmentos varejistas brasileiros.
Segundo define a indústria tecnológica australiana, o Auror integra um sistema de software que utiliza IA e tecnologia de vigilância para identificar e deter os pequenos furtos. Funciona ao permitir que comerciantes carreguem imagens de supostos criminosos em uma plataforma ajustada ao sistema interno de computação. As imagens são comparadas à base de dados da polícia, o que aumenta a chance de identificar infratores reincidentes.
Privacidade
A potência deste sistema de IA é tal que pode detectar rapidamente atividades suspeitas e enviar alertas em tempo real para o pessoal de segurança. O software se concentra apenas nas informações capturadas dentro da loja, o que atenua as preocupações sobre o reconhecimento facial ao vivo e a violação da privacidade dos dados.
Embora a taxa de sucesso tenha sido comprovada, com o uso da IA pelos comerciantes, especialistas têm expressado suas preocupações ao avaliar o produto. Uma questão emergente é a falta de leis específicas de privacidade para lidar com a evolução das capacidades de IA.
A plataforma Auror não atua apenas em lojas. Ela trabalha em estreita colaboração com as forças policiais do país e tem fornecido evidências valiosas para as investigações. O software agiliza o processo tanto para comerciantes quanto para a polícia, melhorando a capacidade coletiva de combater furtos e proteger as empresas contra perdas financeiras.