Rio de Janeiro, 23 de Setembro de 2026

EUA convidam Putin para cúpula do G20 em Miami

Segundo o chefe da diplomacia dos EUA, o governo de Donald Trump acredita que esta é uma oportunidade para o líder russo interagir não apenas com o republicano, mas também com outros líderes mundiais.

Quarta, 23 de Setembro de 2026 às 15:00, por: CdB

Segundo o chefe da diplomacia dos EUA, o governo de Donald Trump acredita que esta é uma oportunidade para o líder russo interagir não apenas com o republicano, mas também com outros líderes mundiais.

Por Redação, com ANSA – de Washington

Os Estados Unidos convidaram o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para participar da próxima cúpula do G20, prevista para dezembro, em Miami, na Flórida. A informação foi confirmada nesta quarta-feira pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

Mural em Berlim retrata Putin e Trump se beijando

O encontro reunirá líderes das principais economias do mundo para discutir temas de interesse internacional. A eventual presença de Putin, no entanto, ainda não foi confirmada pelo governo russo.

“Para resolver problemas, é necessário reunir-se com pessoas com quem se discorda ou com quem possa haver divergências. É por isso que convidamos o presidente Putin para o G20”, afirmou Rubio.

Segundo o chefe da diplomacia dos EUA, o governo de Donald Trump acredita que esta é uma oportunidade para o líder russo interagir não apenas com o republicano, mas também com outros líderes mundiais. “Esperamos que ele aceite o convite”, enfatizou.

O convite a Putin é feito em meio aos esforços diplomáticos da comunidade internacional para encerrar a guerra na Ucrânia. O presidente russo, no entanto, não tem participado das reuniões do G20 desde que o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra ele, em 2023, por acusações relacionadas à deportação ilegal de crianças ucranianas.

ONU

Nesta quarta-feira, Rubio se reuniu, paralelamente à Assembleia Geral da ONU, com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

Após o encontro, o norte-americano afirmou que Rússia e Ucrânia demonstram interesse em uma trégua relacionada à energia e às exportações de grãos.

De acordo com o secretário, os dois países têm necessidades diferentes no setor energético. “Quando falamos de energia, para a Rússia isso significa refinarias e gás; para a Ucrânia, significa redes elétricas. São duas coisas diferentes. Uma trégua energética é difícil, mas vamos tentar”, concluiu.    

Paralelamente, o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, comentou o convite feito pelo governo norte-americano.

– A decisão de convidar Putin para o G20 em Miami cabe aos Estados Unidos, mas é algo positivo se favorecer o diálogo – declarou ele, à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York

Tags:
Edições digital e impressa