Rio de Janeiro, 20 de Dezembro de 2025

EUA atacam mais de 70 alvos do Estado Islâmico na Síria

Os EUA realizam ofensiva na Síria, atingindo mais de 70 alvos do Estado Islâmico com caças e helicópteros. Almirante Brad Cooper destaca a continuidade da luta contra o terrorismo.

Sábado, 20 de Dezembro de 2025 às 14:10, por: CdB

Segundo o almirante Brad Cooper, a ofensiva norte-americana foi conduzida com o uso de caças, helicópteros e artilharia.

Por Redação, com ANSA – de.Washington

O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) anunciou neste sábado ter atingido mais de 70 alvos do Estado Islâmico (EI) em ataques realizados na Síria.

EUA atacam mais de 70 alvos do Estado Islâmico na Síria | Ofensiva norte-americana contou com uso de caças, helicópteros e artilharias
Ofensiva norte-americana contou com uso de caças, helicópteros e artilharias

Segundo o almirante Brad Cooper, a ofensiva norte-americana foi conduzida com o uso de caças, helicópteros e artilharia, além de contar com o apoio de aeronaves das Forças Armadas da Jordânia.

“Continuaremos a caçar implacavelmente os terroristas que buscam prejudicar norte-americanos e nossos parceiros na região”, afirmou o militar.

Ao menos cinco membros do Estado Islâmico, incluindo um líder do grupo terrorista, foram mortos nos ataques dos EUA no leste da Síria, segundo uma ONG de direitos humanos sediada em Londres.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avaliou que as ofensivas no Oriente Médio representaram uma “retaliação muito forte” contra o EI.

– Devido ao brutal assassinato de bravos patriotas norte-americanos na Síria pelo Estado Islâmico, anuncio que os EUA estão infligindo uma forte retaliação, exatamente como prometi, contra os terroristas assassinos. Estamos atacando com força os redutos do EI na Síria, um lugar banhado em sangue e assolado por muitos problemas, mas que tem um futuro promissor se o EI for derrotado – escreveu o republicano.

EUA

Sem citar diretamente Ahmed al-Sharaa, presidente da Síria, o mandatário norte-americano acrescentou que Damasco é liderada por um “homem que está trabalhando arduamente para restaurar a grandeza” da nação.

– Todos os terroristas malvados o suficiente para atacar americanos estão avisados: serão atingidos com mais força do que jamais foram se, de alguma forma, atacarem ou ameaçarem os Estados Unidos – concluiu.

Edições digital e impressa