Nas tantas transformações que a televisão sofreu nos últimos tempos, o esporte veio a ser ainda mais essencial em toda a grade de programação, ao lado de outros pilares como jornalismo, dramaturgia e entretenimento.
Por Flávio Ricco – do Rio de Janeiro
Colaboração – José Carlos Nery
Nas tantas transformações que a televisão sofreu nos últimos tempos, o esporte veio a ser ainda mais essencial em toda a grade de programação, ao lado de outros pilares como jornalismo, dramaturgia e entretenimento.
Hoje, as principais redes abertas trabalham com esta certeza.
A Record, amanhã, 21h30, começa a transmissão do Campeonato Carioca com o jogo Flamengo, campeão brasileiro e o de maior torcida em todo o País, contra o Nova Iguaçu.
Globo, mesmo sem as tantas propriedades de antes, como o próprio Carioca, Libertadores da América e Fórmula 1, ainda tem um calendário esportivo dos mais intensos, com vários regionais, brasileiro, série A e B, jogos do Brasil nas eliminatórias e Copa do Brasil, entre outros.
SBT, com Libertadores a partir do dia 9, e Band, nova dona da Fórmula 1, completam um cardápio dos mais variados para todo este ano.
Mesmo considerando o potencial dos canais especializados, o esporte se faz cada dia mais presente na TV aberta. E é daí para muito mais.
TV Tudo
Record escalada
Flamengo e Nova Iguaçu, em rede nacional na Record, terá narração de Lucas Pereira, comentários de Ricardo Rocha e Gurtemberg de Paula Fonseca (arbitragem), com Mylena Ciribelli no pré-jogo e intervalos.
Repórteres: Aline Pacheco, Fábio Peixoto e Bruna Dealtry.
Pauta
Ainda no decorrer desta semana, o esporte do SBT deve decidir a contratação de um novo comentarista esportivo para o lugar do Jorginho.
A preferência é por um ex-jogador.
Deu o que falar
O assunto aqui colocado na sexta-feira, falta de bons redatores de humor, provocou uma tremenda barulheira, com direito a bate-boca nas redes sociais.
Olha o decoro, senhores.
Em letras de forma foi colocado que a televisão não se preocupou em formar novos redatores. Os que existem, ou são muito poucos ou já têm muitos anos de estrada.
Simples assim
Exemplo: o Zorra, da Globo, que foi apresentado até bem pouco tempo, segundo os seus créditos, contava com um verdadeiro batalhão de redatores. Só não tinha programa para tanta gente.
E saiu do ar. Saiu do ar porque era ruim, sem graça.
Roteiros
Gustavo Mendes, humorista, paralelamente ao trabalho nos palcos, está desenvolvendo dois projetos para apresentá-los às emissoras de TV.
Gustavo, durante quatro temporadas, esteve à frente do Treme-Treme no Multishow.
Um ponto...
Porque não cumpriram o combinado com ele, o roteirista Renê Belmonte, de tantos trabalhos na TV e cinema, não está mais no projeto Minha Mulher Perfeita, da produtora Media Bridge e com Marcelo Serrado entre os protagonistas.
Há quem afirme que o filme não vai mais rolar.
... E outro
Porém, no site da Bridge, agora aparece Lucio Mauro Filho como novo roteirista.
E com direção de Cininha de Paula. Convém esperar pelas cenas dos próximos capítulos.
O que será?
O diretor Vildomar Batista voltou a circular pela Bandeirantes na semana passada.
Batista, como se sabe, criou e dirigiu o matinal Aqui na Band, já extinto.
Por que não?
Depois que o Boninho confirmou a volta de No Limite à Globo, o que deve acontecer no segundo semestre, pipocaram nomes para possíveis apresentadores. Marcos Mion e André Marques, entre eles.
Mas por que não uma mulher? Glenda Kozlowski no Hipertensão (lembra?), foi muito bem.
Esgotamento
A apresentadora Maria Paula Uchôa deixou as madrugadas da BandNews TV. Pediu demissão.
O comentário interno é que ela já estava no limite, esgotada.
Contratação
Recém-saído do Fox Sports, o repórter Ricardo Lay foi contratado pela Globo Rio.
Ele que já trabalhou também na afiliada RBS.
Entrevista
Na Cultura FM, nesta terça, em comemoração ao aniversário de um ano do Oito em Ponto, com Sergei Cobra, uma entrevista exclusiva com Claudia Raia.
Entre outras passagens ela comenta o episódio em que apoiou a candidatura do ex-presidente Fernando Collor de Mello. "Esse processo foi muito dolorido, e espero que isso nunca se repita. Eu só acho definitivamente que política e arte não caminham juntas.”
TV paga
No ar como Amat, na fase Ur dos Caldeus, em Gênesis, Branca Messina também poderá ser vista na programação do Canal Brasil, a partir da próxima sexta.
Em Amor de 4+1, segunda temporada da série de Marcelo Santiago, ela vive Elisa, que ao lado do marido, Alain (Nicola Lama), se envolve em um complexo jogo de sedução envolvendo sua prima, Flávia (Carol Chalita) e o ex (Igor Cotrim). Gabriel Chadan, como o surfista Quique, também integra o elenco.
Bate – Rebate
· O elenco da próxima novela de Gloria Perez no horário das 21h da Globo terá nomes de Salve-se Quem Puder. Vitória Strada entre eles.
· Nany People fica até fim de março, todas as sextas-feiras, no teatro Renaissance, em São Paulo, com o musical Nany É Pop...
· ... O Rio deve ser a próxima parada.
· No dia 10, quarta da semana que vem, Silvio Santos vai tomar a segunda dose da vacina...
· ... E aí, como a imunização contra o vírus só estará completa em aproximadamente 15 dias, continuará em isolamento...
· ... No SBT ainda não se trabalha com nenhuma data para a sua volta.
· A série Um Maluco no Pedaço estará disponível no Globoplay em março e fará parte da programação do Multishow a partir de abril, com exibição de segunda a sexta...
· ... O programa é estrelado por Will Smith.
· Téo José estreia nesta segunda-feira o programete Não Perde Mais, com notícias e comentários esportivos. São três boletins diários...
· ... Começa nas rádios Alpha FM, Rock 89 FM e Sagres AM de Goiânia...
· ... E na CATV FM, de Cascavel. A ideia é chegar ao Brasil inteirinho.
C´est fini
O SBT promete ficar mais movimentado em seus estúdios a partir do dia 30 de março.
Pré-lights e pilotos de programas começam a ser agendados.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!