Rio de Janeiro, 08 de Dezembro de 2025

Equipes da China e dos EUA reúnem-se por negociações comerciais

EUA e China se preparam para negociações comerciais com foco em soja, tarifas e terras raras. Descubra os detalhes das reuniões entre os líderes.

Domingo, 26 de Outubro de 2025 às 15:33, por: CdB

A jornalistas, Bessent disse acreditar que uma estrutura ‘bem-sucedida’ foi criada para os presidentes dos EUA, Donald Trump, e Xi Jinping, da China, discutirem na próxima quinta-feira.

Por Redação, com Reuters – de Kuala Lumpur

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, e o representante comercial Jamieson Greer reuniram-se com o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, e o negociador comercial Li Chenggan neste domingo, para discutir a estrutura para um acordo comercial entre os dois países.

Equipes da China e dos EUA reúnem-se por negociações comerciais | O secretário do Tesouro, Scott Bessent, reúne-se com representantes do governo chinês
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, reúne-se com representantes do governo chinês

A reunião aconteceu à margem da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) em Kuala Lumpur, na Malásia. A jornalistas, Bessent disse acreditar que uma estrutura ‘bem-sucedida’ foi criada para os presidentes dos EUA, Donald Trump, e Xi Jinping, da China, discutirem na próxima quinta-feira. Segundo o jornal The New York Times, o encontro será na Coreia do Sul.

O secretário do Tesouro norte-americano disse ao programa Meet the Press, do canal norte-americano de TV NBC, esperar que o acordo adie as restrições da China em relação à exportação de terras raras, evitando uma nova tarifa de 100% aos produtos chineses.

 

Air Force One

Segundo Bessent, Trump e Xi Jinping devem discutir ainda a compra de soja e outros produtos de agricultores americanos, um comércio equilibrado e a solução para a crise do fentanil no país norte-americano.

No último domingo, Donald Trump disse que busca fazer a China voltar a comprar a soja americana na negociação sobre a tarifa entre os dois países. No entanto, ele afirmou que não quer que os chineses ‘brinquem o jogo das terras raras’.

A fala ocorreu enquanto o presidente americano embarcava no avião Air Force One. Trump respondia sobre as negociações comerciais com o governo de Xi Jinping.

— A China precisa fazer algo por nós também. Quero ajudar a China, não quero os prejudicar, mas tem que ser um acordo justo — concluiu Trump.

Edições digital e impressa