Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Energia eleva pressão em índice inflacionário que tende a subir

O IPCA-15 de setembro deve subir 0,57% devido à energia elétrica. Projeção de inflação para 2025 é de 4,9% e taxa de juros deve se manter em 15%.

Quarta, 24 de Setembro de 2025 às 19:55, por: CdB

Ainda segundo os analistas, o IPCA-15 mantém a perspectiva de que a taxa de juros deve permanecer em 15% até o fim de 2025.

Por Redação – de São Paulo

O IPCA-15 de setembro deve subir 0,57% com forte pressão temporária de energia elétrica; a projeção de 2025 fica em 4,9%, segundo relatório do banco Daycoval divulgado nesta quarta-feira. O documento antecipa a leitura dos economistas sobre os principais vetores do índice.

Energia eleva pressão em índice inflacionário que tende a subir | A demanda por energia elétrica tem aumentado, ao longo dos últimos anos, mas a geração se mantém estável
A demanda por energia elétrica tem aumentado, ao longo dos últimos anos, mas a geração se mantém estável

“O IPCA-15 de setembro, que será divulgado na quinta-feira, deve apresentar alta de 0,57%. Grande parte do resultado decorre do fim dos descontos nas contas de energia elétrica proporcionado pelo bônus de Itaipu. Contudo, este movimento é temporário e nossa expectativa atual é que a taxa de inflação encerre o ano em 4,9%”, indica o documento.

 Ainda segundo os analistas, o IPCA-15 mantém a perspectiva de que a taxa de juros deve permanecer em 15% até o fim de 2025. “Inclusive, os serviços subjacentes , embora tenha mostrado arrefecimento nas últimas leituras, permanecem em patamar elevado”, acrescentou.

 

Passagens

 “Os demais destaques de baixa devem se concentrar no grupo de alimentação no domicílio. Devemos continuar observando deflação em carnes vermelhas, arroz, feijão, ovos, aves, pescados, e itens in natura, como frutas e hortaliças”, prevê o estudo promovido pelo banco, que antecipa queda na alimentação em domicílio já nas próximas semanas. 

 Os bens industriais, ainda segundo o Daycoval, devem apresentar alta moderada, refletindo pressão de vestuário. Entretanto, o grupo ainda deve permanecer com comportamento benigno.

“No grupo de serviços , as passagens aéreas devem voltar a registrar elevação”, conclui o relatório.

Edições digital e impressa