As provas acontecerão no próximo dia 5 de maio, um domingo. Tanto os candidatos às vagas de nível médio quanto aqueles que concorrerem aos cargos de nível superior vão fazer a prova em dois momentos no mesmo dia: uma parte de manhã, outra à tarde.
Por Redação, com Brasil de Fato - de Brasília
Terminou nesta sexta-feira o prazo para inscrição no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o "Enem dos Concursos". Os interessados têm até as 23h59 para buscarem uma das 6.640 vagas oferecidas em 24 órgãos públicos federais e ministérios.
Para se cadastrar, é preciso acessar o site oficial do concurso. É necessário ter uma conta no sistema gov.br, usado para acesso a diversos serviços públicos. Quem ainda não tem uma conta no sistema pode clicar aqui para saber como criar a sua , é grátis.
Na quarta-feira, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que organiza as provas, informou que já havia 1,7 milhão de inscrições, o que faz desta primeira edição do CPNU o maior concurso público da história do país.
Taxas
Estão em disputa cargos que exigem nível superior (com taxa de inscrição de R$ 90) e de nível médio (R$ 60). O prazo para solicitação de isenção de taxa foi encerrado no último dia 26 de janeiro.
As provas acontecerão no próximo dia 5 de maio, um domingo. Tanto os candidatos às vagas de nível médio quanto aqueles que concorrerem aos cargos de nível superior vão fazer a prova em dois momentos no mesmo dia: uma parte de manhã, outra à tarde.
Os candidatos podem escolher realizar as provas em qualquer uma das 220 cidades onde elas serão aplicadas. Há opções de municípios em todos os Estados do país, além do Distrito Federal. A lista completa de cidades está disponível nos editais. Para acessá-los, clique aqui.
A organização separou os cargos em oito blocos temáticos. Cada candidato poderá concorrer a diferentes cargos dentro de um mesmo bloco. Ao se inscrever, é preciso indicar os cargos para os quais seu perfil é adequado, ordenando a preferência. A seleção vai acontecer de acordo com a preferência do candidato, caso a nota seja suficiente para mais de um cargo.
Resultado da primeira chamada do Prouni 2024
O Ministério da Educação (MEC) programou para esta terça-feira a divulgação da lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2024. O processo seletivo oferta bolsas de estudo para cursos de graduação em instituições de educação superior privadas.
A relação estará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior , Prouni. Ao todo, a primeira edição do programa ofertou 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.
Esta é a edição do programa com a maior oferta de bolsas, desde a primeira, em 2005. Os cinco estados com o maior número de bolsas ofertadas desta vez são São Paulo (104.893 vagas), Minas Gerais (39.910 vagas), Paraná (35.630 vagas), Rio Grande do Sul (26.398 vagas) e Bahia (22.051 vagas).
Comprovação
O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá entregar a documentação na instituição de ensino superior para a qual foi pré-selecionado no período de 6 a 20 de fevereiro. Para comprovação das informações prestadas no ato de inscrição, o candidato pode comparecer na instituição ou enviá-las por meio virtual/eletrônico.
O MEC alerta que é de inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para conferência das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a perda da bolsa.
A instituição deverá emitir documento de comprovação de entrega da documentação ao recebê-la do candidato pré-selecionado.
Outros prazos
O processo seletivo do primeiro semestre do Prouni 2024 terá duas chamadas. Segundo o cronograma, o resultado da segunda chamada será conhecido em 27 de fevereiro.
De acordo com o edital, o período para o candidato manifestar interesse em participar da lista de espera por uma vaga no ProUni, no site do processo seletivo, será nos dias 14 e 15 de março de 2024. O resultado da lista de espera do primeiro semestre vai ser divulgado em 18 de março.
Mais informações estão disponíveis no edital do processo seletivo, publicado pelo MEC em janeiro.
Prouni
Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.
O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. Como critérios para seleção dos candidatos, o ProUni considera a renda familiar bruta mensal, por pessoa; se o candidato cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em instituição privada de ensino médio, ou ser pessoa com deficiência, entre outros previstos na legislação.