A consulta das notas e a conferência da convocação pode ser feita na área do candidato do site da Cesgranrio, organizadora da seleção, ou do próprio CNU.
Por Redação, com CartaCapital – de Brasília
O resultado do Concurso Nacional Unificado (CNU), apelidado de “Enem dos Concursos”, será divulgado nesta terça-feira. Serão publicadas as notas finais das provas objetivas e os resultados preliminares da prova discursiva para quase todos os blocos, exceto o Bloco 4, suspenso devido a uma decisão judicial.
A consulta das notas e a conferência da convocação pode ser feita na área do candidato do site da Cesgranrio, organizadora da seleção, ou do próprio CNU.
A convocação para a prova de títulos também será anunciada nesse mesmo dia.
Candidatos têm até o dia 10 para enviar a documentação e até o dia 9 para pedir revisão da nota da prova discursiva. A resposta dos recursos será publicada em 17 de outubro.
A divulgação dos resultados finais está prevista para o dia 21 de novembro, mesmo período em que as convocações devem ser iniciadas.
O CNU teve mais de 2,1 milhões de inscritos, mas apenas 970 mil pessoas realizaram o exame no país, uma abstenção de 54,12%.
No concurso, foram aplicadas, ao todo, 36 provas, somando entre discursivas e objetivas, além de uma redação.
Os cargos que exigem treinamento específico devem começar as contratações a partir de janeiro de 2025.
Suspensão do bloco 4
As provas do bloco 4 foram suspensas por uma decisão da Justiça do Distrito Federal após a descoberta de que uma sala de prova em Recife teve acesso antecipado ao caderno da tarde, comprometendo a integridade da aplicação.
O Bloco 4 do CNU é o referente a Trabalho e Saúde do Servidor, com 971 vagas em disputa, incluindo 900 para o cargo de auditor fiscal do trabalho (AFT), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Entre os blocos com exigência de ensino superior, era o mais concorrido, com índice de 339,7 candidatos para cada vaga e um total de 329.811 inscritos. Apenas para concorrer ao cargo de AFT, estiveram presentes nos locais de aplicação de prova 166.350 pessoas.
O Governo Federal, por meio da Advocacia-Geral da União, planeja recorrer da decisão para reverter a suspensão.
Revalida: Inep divulga pontuação final do exame de diplomas médicos
O resultado definitivo da prova objetiva do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2 foi divulgado na última sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Sistema Revalida, os participantes podem conferir também os pareceres dos recursos interpostos às questões objetivas, além da versão definitiva do gabarito.
De acordo com o Inep, as notas provisórias da prova discursiva também estão disponíveis, bem como o padrão de respostas definitivo. O período para interpor recurso se encerra na próxima terça-feira, 8 de outubro.
Diferente de edições anteriores, os participantes tiveram um período específico para apresentar os documentos comprobatórios de conclusão do curso (28 de agosto a 1º de setembro). Foram disponibilizados nesta sexta os resultados referentes à documentação. O prazo para recursos também se encerra no dia 8 de outubro.
Ao todo, 12.962 pessoas (93% dos inscritos) fizeram as provas da 1ª etapa do Revalida 2024/2, no dia 25 de agosto.
O resultado final será divulgado em 25 de outubro.
O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Saiba mais sobre o exame aqui.