Quem for ao encontro terá a oportunidade de conferir exposições, mesas de debates, saraus poéticos e a comercialização de livros das escritoras participantes.
Por Redação, com Brasil de Fato - de Brasília
Acontece nos dias 16 e 17 de março o Encontro Regional das Letras: Mulheres escritoras do Centro-Oeste. O evento, que é gratuito, promove a produção literária feminina da região e comemora o Dia Internacional das Mulheres. As atividades iniciam às 10 horas, na Biblioteca Nacional, localizada na região central de Brasília.
– O Encontro de Escritoras nasceu de uma necessidade de dar maior visibilidade à arte literária produzida por mulheres. O recorte Centro-Oeste serve para mostrar a força da mulher cerratense nas Letras. Apesar da proximidade, temos vozes e escritas diferentes, cada uma com sua história, seu estilo e suas vivências. A ideia do encontro é formar uma colcha de retalhos literários para aquecer nossa luta e nossas mulheridades – diz Marina Mara, escritora e terapeuta literária que também compõe o evento.
Quem for ao encontro terá a oportunidade de conferir exposições, mesas de debates, saraus poéticos e a comercialização de livros das escritoras participantes. Além disso, a escritora Maria Valéria Rezende, que já ganhou quatro prêmios Jabuti, será homenageada como referência em literatura.
A reunião de literatas do Centro-Oeste também será palco para o lançamento da coleção Mulheres Escritoras.
Marina Mara, relata que o fomento ao livro e leitura na vida dela iniciou na infância com jogos de palavras e rimas junto. Desde a alfabetização, escrevia versos de afeto para a irmã mais velha e para a mãe. “Não tenho lembranças de minha vida sem as letras, as palavras e as rimas. Tínhamos livros em casa, coleções de ciências, Mundo da Criança e Jorge Amado. Meu sonho era ler aqueles livros que os mais velhos liam. O hábito de leitura vem do exemplo e eu sou a prova viva disso”, conta.
O Encontro Regional das Letras: Mulheres escritoras do Centro-Oeste é promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) e Biblioteca Nacional de Brasília (BNB).
– Conhecer uma escritora, comprar um livro autografado nos aproxima da humanidade da escritora, transformando seu universo em nosso também. Gosto de passar os olhos e as mãos pelos livros que foram escritos por uma mão que já tocou a minha. Sou muito fã de várias escritoras que estarão no Encontro das Letras e isso para mim é um presente e um reconhecimento – conclui Marina Mara.
Programação
16/3 (quinta-feira)
Espaço Vitrine (ao longo de todo o dia)
10h – Abertura oficial e boas vindas no Hall de Exposições da BNB
Lançamento da exposição Poema em Cartaz: Mulheres Poetas do Centro-Oeste
Lançamento do Selo da Coleção Escritoras Brasileiras Contemporâneas
Apresentação da pianista Henriqueta Mattos
Sarau Poético com mulheres poetas da Região Centro-Oeste
14h – Homenagem à escritora: Maria Valéria Resende
14h10 – Mesa Temática 1: “A cadeia produtiva do livro: o valor social da leitura e o desenvolvimento da indústria editorial”
Mediação: Clara Arreguy. Participação: Thaise Monteiro (escritora-GO), Marli Walker (escritora-MT), Tania Souza (escritora-MS), Rosangela Rocha (escritora-DF), Iris Borges (distribuidora/editora) e Simone Bastos (bibliotecária)
17h – Encerramento
17/3 (sexta-feira)
9h – Mesa Temática 2: “Produção literária e oral que não chega nas estantes para o acesso democrático”
Mediação: Beth Fernandes. Participação: Pilar BU (escritora-GO), Divanize Carbonieri (escritora-MT), Adrianna Alberti (escritora-MS), Waleska Barbosa e Marina Mara (escritoras-DF), Keyane Dias (distribuidora/editora)
12 – Encerramento com brunch regional da Escola Móvel de Gastronomia, projeto apoiado pela Secec.