Rio de Janeiro, 28 de Abril de 2026

Encontro entre Trump e Charles III fortalece relações bilaterais

Segundo a imprensa local, o trecho do discurso de Trump pareceu ter a intenção de amenizar as recentes tensões diplomáticas envolvendo Londres e Washington.

Terça, 28 de Abril de 2026 às 15:19, por: CdB

Segundo a imprensa local, o trecho do discurso de Trump pareceu ter a intenção de amenizar as recentes tensões diplomáticas envolvendo Londres e Washington.

Por Redação, com ANSA – de Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu o rei Charles III na Casa Branca nesta terça-feira e declarou que não há aliado mais próximo de Washington do que o Reino Unido.

Encontro entre Trump e Charles III fortalece relações bilaterais | Trump e Charles III durante encontro na Casa Branca
Trump e Charles III durante encontro na Casa Branca

A visita de Estado, considerada sem precedentes pela pompa e dimensão, incluiu cerimônia militar e reuniões bilaterais, com a participação de autoridades de alto escalão de ambos os países.

– Não temos aliado mais próximo do que o Reino Unido – declarou Trump, destacando a longa relação entre as duas nações desde a independência norte-americana.

Segundo a imprensa local, o trecho do discurso de Trump pareceu ter a intenção de amenizar as recentes tensões diplomáticas envolvendo Londres e Washington, especialmente no que diz respeito ao conflito no Irã. “É uma tremenda honra ter a família real aqui”, acrescentou.

Charles III e a rainha Camilla foram recebidos por Trump e pela primeira-dama Melania em uma cerimônia que contou com honras militares, incluindo a execução de toques pela Trombeta de Arauto do Exército dos EUA, a execução dos hinos nacionais pela banda do Corpo de Fuzileiros Navais, uma salva de 21 tiros e um desfile com cerca de 300 militares.

Durante seu discurso, Trump também fez comentários informais ao relembrar sua mãe, Mary Anne MacLeod, de origem escocesa, afirmando que ela era admiradora da família real britânica.

“Ela amava a rainha. E sempre que a rainha participava de uma cerimônia ou algo assim, minha mãe ficava grudada na TV”, contou, acrescentando que ela tinha um carinho especial por Charles, o que provocou um sorriso da rainha consorte.

– E quando via o príncipe dizia: ‘Ele é tão bonito’. Minha mãe tinha uma ‘queda’ por Charles – revelou.

Em tom descontraído, o presidente ainda brincou com o clima chuvoso em Washington, chamando-o de “um belo dia britânico”, e também elogiou a elegância do monarca.

Discurso

Para Trump, o discurso de Charles III no Congresso norte-americano deve impressionar pela sofisticação e pelo sotaque. “O rei fará um discurso ao Congresso e deixará muitas pessoas com inveja do seu belo sotaque. Ele é um homem muito elegante”, enfatizou.

Na sequência, o presidente norte-americano e o rei britânico seguiram para uma reunião bilateral fechada no Salão Oval, enquanto que Melania e Camilla participam de um encontro com estudantes.

A visita reúne diversas autoridades, entre elas o vice-presidente dos EUA, J. D. Vance; o secretário de Estado, Marco Rubio; o enviado especial Steve Witkoff; o secretário do Tesouro, Scott Bessent; e o secretário de Defesa, Pete Hegseth. Também participam representantes do governo britânico, como a chanceler Yvette Cooper.    

Edições digital e impressa