Rio de Janeiro, 21 de Setembro de 2026

Emissoras suspendem cobertura de Trump após veto à CNN

Em resposta à medida, as outras quatro emissoras decidiram interromper a participação na cobertura de Trump por meio do sistema de revezamento.

Segunda, 21 de Setembro de 2026 às 14:19, por: CdB

Em resposta à medida, as outras quatro emissoras decidiram interromper a participação na cobertura de Trump por meio do sistema de revezamento.

Por Redação, com ANSA – de Washington

O grupo de emissoras de televisão que se reveza na cobertura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca decidiu nesta segunda-feira deixar de acompanhar os eventos do mandatário após a proibição de acesso imposta à CNN.

Presidente dos EUA vetou acesso de três veículos de comunicação à Casa Branca

A CNN integra o chamado pool de TV ao lado de NBC, ABC, CBS e Fox e informou que foi impedida de cobrir Trump na condição de emissora designada, justamente no dia em que o presidente está em Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU.

Em resposta à medida, as outras quatro emissoras decidiram interromper a participação na cobertura de Trump por meio do sistema de revezamento.

A iniciativa ocorre pouco depois de CNN, MSNBC e Politico anunciarem que vão entrar com uma ação judicial conjunta para manter o direito de acessar as dependências da Casa Branca, em resposta a uma medida de Trump, que revogou as credenciais dos jornalistas das publicações.

Os veículos de comunicação americanos acionaram a Justiça baseada na Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos para tentar recuperar as credenciais.

O pedido de medida de urgência deverá ser analisado por um juiz federal do Tribunal Distrital de Washington e pode resultar em audiências ainda nesta semana.

“Esta manhã, informamos ao governo que entraríamos com uma ação para proteger nossos direitos garantidos pela Primeira Emenda e defender o princípio de que o governo não decide o que a imprensa noticia ou publica”, declararam os três veículos.

Após a iniciativa judicial, Trump afirmou em sua plataforma Truth Social que a Casa Branca não está promovendo uma ofensiva contra a imprensa.

– A Casa Branca não está lançando um ataque contra a imprensa livre — um valor que prezo muito. Em vez disso, está atacando as ‘fake news’, um fenômeno que se espalhou como um câncer –  escreveu o presidente.

De acordo com Trump, esse fenômeno constitui “uma ameaça à nossa segurança nacional” e “precisa ser interrompido”.

Rússia

A polêmica também foi comentada em Moscou. Dmitry Peskov, porta-voz do presidente russo Vladimir Putin, afirmou que jornalistas não são impedidos de acessar o Kremlin.

– Nós cooperamos com a mídia – disse Peskov, segundo a agência Tass, ao responder a uma pergunta sobre a exclusão da CNN e de jornalistas de outros veículos da Casa Branca. “Trabalhamos com todos os repórteres; é assim que operamos aqui”, concluiu.

Edições digital e impressa