Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Dono do BTG Pactual, André Esteves aposta em recessão e desemprego

Arquivado em:
Terça, 14 de Fevereiro de 2023 às 11:36, por: CdB

Há um otimismo exagerado por parte dos operadores financeiros sobre a rapidez com que a economia tende a se recuperar, afirmou o principal acionista do banco BTG Pactual, a uma plateia de investidores, nesta manhã. Na visão do banqueiro, há uma recessão a caminho e desemprego maior do que o previsto.

Por Redação - de São Paulo
Principal acionista do banco BTG Pactual, o economista André Esteves afirmou em uma reunião promovida por sua empresa, nesta terça-feira, que há um processo de desinflação no mundo, mas que há um otimismo exagerado por parte dos operadores financeiros sobre a rapidez com que a economia tende a se recuperar. Na visão do banqueiro, há uma recessão a caminho e desemprego maior do que o previsto.
O banqueiro André Esteves volta à diretoria do BGT Pactual
O banqueiro André Esteves, do BGT Pactual, tem uma visão mais pressimista do futuro
— Os (agentes do) mercados estão vendo que vai dar uma ‘desaceleradinha’, vai desinflacionar, não vai ter muito desemprego e não vai ter recessão, que tudo virou uma maravilha. Não sei se é minha formação brasileira, mas acho que está bom demais para ser verdade. Acho que vai ter um pouco mais de dor para consertar isso — afirmou Esteves.

Gatilhos

Na avaliação do economista, é importante que a política monetária não se esqueça do passado inflacionário brasileiro. — Somos um ‘alcoólatra razoavelmente curado’. Essa tese de ter um pouco mais de inflação que o juro vai baixar, acho uma tese perigosa para quem tem um passado como o nosso — lembrou.  Esteves acrescentou que a experiência mostra que quando se cruza um certo patamar de inflação - e menciona ser aproximadamente 4% -, “gatilhos são disparados”, o que faz o combate à inflação ser “muito mais difícil”.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo