As equipes fizeram um duelo bem equilibrado e recheado de alternativas. No primeiro tempo, os croatas foram mais presentes no campo de ataque, mas quem abriu o placar foi o Japão, com Maeda.
Por Redação, com agências de notícias - de Doha
Japão e Croácia fizeram um duelo bem equilibrado pelas oitavas de final da Copa do Mundo, nesta segunda-feira. Com um gol para cada lado, o confronto foi para a prorrogação e em seguida, para as penalidades. O goleiro Livanokic brilhou e garantiu os croatas na próxima fase.
As equipes fizeram um duelo bem equilibrado e recheado de alternativas. No primeiro tempo, os croatas foram mais presentes no campo de ataque, mas quem abriu o placar foi o Japão, com Maeda. Na volta de intervalo, a Croácia continuou pressionando e logo de início, empatou com Perisic.
Com muito equilibrio e o resultado de 1 a 1, as equipes foram para a prorrogação, a primeira nesta Copa do Mundo. Mesmo com alterações dos dois lados, o confronto ficou bem abaixo técnicamente, sem maiores chances e a decisão foi para os pênaltis. O goleiro Livanokic brilhou e garantiu os croatas na próxima fase.
Campanha do Japão
O Japão foi uma das grandes surpresas da Copa do Mundo e logo na estreia, bateu a poderosa Alemanha por 2 a 1, de virada. Quando se esperava um jogo fácil contra a Costa Rica, acabou derrotado por 1 a 0. Por fim, venceu a Espanha por 2 a 1, garantindo a liderança surpreendente do Grupo E, mas agora deixa a competição.
Campanha da Croácia
A Croácia começou sua trajetória com um empate sem gols contra o Marrocos. Logo depois, conseguiu a primeira vitória na competição contra Canadá, por 4 a 1. Finalizou sua participação na primeira fase com um 0 a 0 contra a Bélgica, tirando o rival do mata-mata e passando como segundo do Grupo F. Agora, vai para as quartas de final.
Retrospecto em Copas
A seleção japonesa participa em 2022 de sua sétima edição e, desde a sua primeira participação em 1998, participa de todas as edições da Copa do Mundo. Os melhores desempenhos da seleção japonesa foram em 2002, quando o Japão foi uma das sedes, em 2010 e em 2018, chegando às oitavas de final.
Em 2018, a Croácia chegou a sua primeira final e, com a derrota para a França, ficou com o vice-campeonato mundial, sua melhor participação nas Copas do Mundo em seis edições.