Semana começa com temperaturas estáveis e céu nublado.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O guarda-chuva será indispensável nos próximos dias, pelo menos até quarta-feira. Logo pela manhã desta segunda, há chance de chuva fraca a moderada em pontos isolados. De acordo com o Alerta Rio, as precipitações ganham força a partir da tarde, com possibilidade de raios e rajadas de vento.

Áreas de instabilidade e um sistema de baixa pressão vão influenciar o tempo, deixando o céu nublado a encoberto ao longo do dia. As temperaturas seguirão estáveis, com mínima prevista de 18°C, e máxima de 27°C.
Próximos quatro dias
Nesta terça-feira, o tempo segue instável, com o deslocamento deste sistema de baixa pressão. O céu estará nublado a encoberto e a previsão é pancadas de chuva na madrugada, passando a chuva fraca a ocasionalmente moderada a partir da manhã. Os ventos estarão moderados a fortes.
Na próxima quarta, por contada entrada de ventos úmidos do oceano, a previsão para a cidade do Rio é de céu predominantemente nublado com chuva fraca, isolada, a qualquer momento. Os ventos estarão predominantemente moderados.
Na quinta e sexta-feira, a nebulosidade estará variada, mas não há previsão de chuva no Rio.
Recomendações em caso de vento forte:
Em casa:
Feche portas e janelas
Feche também persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma janela quebre
Feche o registro de gás
Evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair
Se faltar luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
Na rua:
Não se abrigue debaixo de árvores ou coberturas metálicas
Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente no mar
Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
Cuidado! Caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida.
Temporal com granizo atinge Noroeste do Rio e causa estragos
Uma tempestade rápida, mas intensa, provocou estragos em municípios do Noroeste Fluminense na tarde de domingo. Em Santo Antônio de Pádua, pedras de granizo caíram em grande quantidade sobre o distrito de Monte Alegre. A Defesa Civil também atendeu diversos chamados por quedas de árvores provocados pelo mau tempo.

Em vídeos divulgados pelo órgão, moradores registraram o granizo se acumulando no chão. No município, equipes trabalharam também ao longo da RJ-186, onde várias árvores tombaram devido à ventania.
Agentes foram acionados por motoristas e moradores, e liberaram os pontos bloqueados. O trabalho envolveu o corte e remoção do material e a normalização do tráfego. Não houve feridos.
Temporal arrancou telhado
No município vizinho, em Itaocara, uma enxurrada cobriu ruas do bairro Sobradinho e arrastou barro, deixando moradores e motoristas ilhados em alguns trechos. Na área de Portela, 3º distrito da cidade, rajadas de vento arrancaram o telhado de uma residência, segundo a prefeitura.
A RJ-158 chegou a ser bloqueada devido ao volume de terra que desceu para a pista, mas equipes municipais fizeram a limpeza e liberaram o trânsito.
Chuva chega ao Rio, mas sem grandes impactos
Na capital, as pancadas foram localmente fortes no início da noite, mas não houve registros preocupantes. De acordo com o Alerta Rio, entre 20h30 e 20h45 a estação Avenida Brasil-Mendanha registrou 7,0 mm de chuva forte, enquanto Bangu anotou 3,0 mm, considerados níveis moderados.
O COR mantém alerta de alto risco para pancadas de chuva e ventos intensos até 9h de terça-feira, devido à atuação de núcleos de instabilidade na Região Metropolitana, na Serra e no oceano.