O anúncio terá impacto nas competições da série A, C e D do futebol masculino, além das séries A1, A2 e A3 do feminino. Cruzeiro e Internacional, que jogariam no próximo sábado pelo Brasileirão, tiveram a partida reagendada.
Por Redação, com Poder360 – do Rio de Janeiro
ACBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou na noite de quarta-feira que adiará a tabela de jogos previstos para o Rio Grande do Sul em decorrência das fortes chuvas que atingem a região e já deixaram ao menos 10 mortos. A decisão envolve todas as partidas marcadas no Estado até a próxima segunda, bem como as que contam com times gaúchos em outras partes do país.
“A decisão da CBF é baseada no notório cenário de emergência em todo o Estado, ratificado em ofícios enviados pelo governador e pelo chefe da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. A CBF entende que a prioridade de momento é o atendimento à população e de solidariedade”, informou a confederação em comunicado.
Impacto nas competições
O anúncio terá impacto nas competições da série A, C e D do futebol masculino, além das séries A1, A2 e A3 do feminino. Cruzeiro e Internacional, que jogariam no próximo sábado pelo Brasileirão, tiveram a partida reagendada. O mesmo vale para o jogo entre Grêmio e Criciúma, marcado para domingo, e Juventude x Atlético, na próxima segunda-feira. As novas datas ainda não foram divulgadas.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), decretou estado de calamidade pública na quarta-feira por causa dos “eventos climáticos de chuvas intensas” que atingiram o Estado. O balanço da Defesa Civil local relata ao menos 104 municípios afetados pelas últimas chuvas. Cerca de 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram levadas para abrigos. Além disso, outras 10 morreram e 21 estão desaparecidas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou nesta quinta-feira para o Estado, acompanhado de uma comitiva de ministros, para tratar do cenário. Se encontrará com o governador e sobrevoará a área afetada em Santa Maria (RS).