Rio de Janeiro, 20 de Julho de 2025

CBDU anuncia atletas para Jogos Mundiais Universitários

A CBDU anunciou a delegação brasileira para os Jogos Mundiais Universitários, que ocorrerão na Alemanha com mais de 8,5 mil atletas de 150 países.

Quarta, 02 de Julho de 2025 às 15:13, por: CdB

Segundo a CBDU, o Brasil será representado na competição, que reunirá mais de 8,5 mil atletas de 150 países em 18 modalidades esportivas.

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro

A delegação do Brasil para a disputa da próxima edição dos FISU World University Games (Jogos Mundiais Universitários) já está definida. A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) divulgou os mais de 200 atletas que representarão o país no evento esportivo, que será realizado entre os dias 16 e 27 de julho na região do Reno-Ruhr (Alemanha).

CBDU anuncia atletas para Jogos Mundiais Universitários | Competição será disputada entre 16 e 27 de julho na Alemanha
Competição será disputada entre 16 e 27 de julho na Alemanha

Segundo a CBDU, o Brasil será representado na competição, que reunirá mais de 8,5 mil atletas de 150 países em 18 modalidades esportivas, “por uma delegação formada por estudantes-atletas de alto rendimento e profissionais técnicos que atuam em diferentes regiões do país”.

Nesta competição, a delegação brasileira contará com representantes em 13 modalidades olímpicas e paralímpicas, incluindo atletismo, badminton, basquete, ginástica artística, judô, natação, basquete 3×3 em cadeira de rodas, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, vôlei de praia, tênis de mesa, voleibol.

– Nossa expectativa é a melhor possível. Estamos trabalhando duro para dar a eles [os atletas] a melhor estrutura e garantir que todos alcancem seus melhores resultados – declarou o presidente da CBDU, Alim Maluf Neto.

Os Jogos Mundiais Universitários de 2025 serão realizados nas cidades alemãs de Bochum, Duisburg, Essen, Mülheim an der Ruhr, Hagen e Berlim. A relação de atletas convocados pelo Brasil pode ser vista AQUI.

Basquete

A seleção brasileira feminina de basquete continua com 100% de aproveitamento na AmeriCupW (Copa América feminina), disputada em Santiago (Chile). Na terça-feira, a atual campeã do torneio não tomou conhecimento da República Dominicana:  derrotou as adversárias por 73 a 46. 

Com o resultado, o Brasil já garantiu a liderança do Grupo A e terá como adversário nas quartas de final o quarto colocado do Grupo B (Estados Unidos, Colômbia, México, Porto Rico e Chile).

A seleção que faturar o título garante presença na Copa do Mundo de 2026, na Alemanha. Já as equipes que terminarem do segundo ao sexto lugar seguirão para a disputa do Pré-Mundial.

O triunfo de terça foi o terceiro em em três jogos do Brasil na competição. A seleção estreou com vitória sobre a Argentina, e depois superou o Canadá. Nesta quarta, às o time comandado pela técnica norte-americana Pokey Chatman enfrentou Ell Salvador, na partida de encerramento da fase de grupos. 

A armadora Bella Nascimento (camisa 8) foi o destaque da amarelinha ao anotar 14 pontos e sete assistências. 

– É um sonho estar aqui, há muito tempo queria jogar pela seleção e estou dando o meu melhor – disse a atleta de 22 anos, que joga no basquete universitário norte-americano.

O panorama da partida de terça ficou claro logo no primeiro quarto. O Brasil fechou a parcial em 31 a 5. Percebendo que as dominicanas não estavam oferecendo muita resistência, Pokey Chatman rodou a equipe e poupou as principais jogadoras. A ala Damiris Dantas e a pivô Kamilla Cardoso, por exemplo, principais destaques da seleção no geral, atuaram por apenas 13 e 12 minutos, respectivamente. Todas as 12 convocadas tiveram oportunidade de entrar em quadra.

Edições digital e impressa