Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Capitólio dos EUA aparece 'explodindo' em vídeo iraniano 

Arquivado em:
Quinta, 06 de Maio de 2021 às 06:56, por: CdB

A televisão estatal iraniana Arab News exibiu um vídeo mostrando um suposto ataque de míssil que faz explodir o Capitólio, em Washington, reforçando uma ideologia anti-Estados Unidos.

Por Redação, com Sputnik - de Washington
Em meio às negociações para remoção de sanções e retomada do acordo nuclear entre EUA e Irã, a TV iraniana transmitiu no último domingo um vídeo em tom de ameaça, que pode afetar o entendimento entre os dois países.
capitolio.jpg
Capitólio dos EUA aparece 'explodindo' em vídeo iraniano e ameaça negociações em andamento
A televisão estatal iraniana Arab News exibiu um vídeo mostrando um suposto ataque de míssil que faz explodir o Capitólio, em Washington, reforçando uma ideologia anti-Estados Unidos. O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), um braço das Forças Armadas iranianas, teria sido o autor do vídeo, que também mostra um grupo de clérigos iranianos avançando em direção a Jerusalém. O canal relata que a gravação de 11 segundos foi transmitida no domingo, antes de um discurso na televisão do líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei. [embed]https://twitter.com/KasraAarabi/status/1388891431583031301?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1388891431583031301%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fbr.sputniknews.com%2Foriente_medio_africa%2F2021050617468317-capitolio-dos-eua-aparece-explodindo-em-video-iraniano-e-ameaca-negociacoes-em-andamento-%2F[/embed] No início do vídeo, são vistos membros do IRGC, um lançamento de um míssil e uma montagem de uma explosão na cúpula da sede do Congresso norte-americano. Kasra Aarabi, analista do Tony Blair Institute, postou o vídeo no Twitter e destacou que na música ouvida no vídeo há uma frase em que o Capitólio é descrito como "o palácio da opressão". Hoje, antes da palestra de Khamenei, a TV estatal do Irã transmitiu este clipe mostrando um ataque do IRGC ao Congresso (dos EUA). Sim, é propaganda. Mas mostra a ideologia antiamericana do IRGC, que está ganhando poder. Os EUA devem dar ao Irã bilhões de dólares em alívio das sanções antes de enfrentar o desafio do IRGC? O senador republicano Pat Toomey retweetou o vídeo e defendeu a manutenção das sanções. "Na semana passada, o diplomata-chefe do Irã supostamente admitiu que o IRGC é quem manda em Teerã. Agora, o Irã lança um vídeo falso do IRGC explodindo nosso Capitólio. A prioridade da administração Biden deve ser garantir que o Irã não possa realizar tal ataque, não capitulando com a remoção das sanções", enfatizou.

As negociações continuam

O vídeo foi ao ar enquanto as negociações continuam para reativar o acordo nuclear de 2015. O Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA) foi assinado em 2015 pelo Irã e pelo Grupo 5 + 1 (Reino Unido, China, França, Rússia, EUA e Alemanha) e estipula o cancelamento de uma série de sanções contra Teerã, que haviam sido impostas para evitar que o país desenvolvesse ou adquirisse armas nucleares. O pacto limita a 3,67% a pureza com que o Irã pode enriquecer urânio. No entanto, Teerã começou a aumentar a taxa de enriquecimento de urânio além desse limite depois que o ex-presidente Donald Trump retirou os EUA do acordo em 2018 e voltou a impor sanções ao país.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo