Rio de Janeiro, 17 de Julho de 2026

Campanha de ’01’ afasta apoiadores e entra em declínio acelerado

Até o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, teria perdido espaço na definição de acordos políticos.

Sexta, 17 de Julho de 2026 às 21:05, por: CdB

Até o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, teria perdido espaço na definição de acordos políticos.

Por Redação – de Brasília

As últimas ações tomadas pela direção da campanha de Flávio Bolsonaro, ou filho ’01’ como também é chamado, tem gerado o isolamento do senador dentro do PL e ampliado as dificuldades na articulação de alianças eleitorais. Segundo apurou a jornalista Bela Megale, colunista do diário conservador carioca ‘O Globo’, líderes do partido têm reclamado que o pré-candidato mantém as decisões concentradas em um pequeno grupo, ouve poucos interlocutores e deixa figuras importantes da legenda fora das negociações.

valdemar costa neto
Valdemar Costa Neto tem sido escanteado na campanha de Flávio Bolsonaro

Até o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, teria perdido espaço na definição de acordos políticos. A tarefa de construir alianças foi entregue ao coordenador da campanha, Rogério Marinho, que também enfrenta críticas internas. Integrantes do PL consideram que o senador tem demonstrado pouca habilidade para conduzir as negociações necessárias em um momento delicado para a candidatura.

Presidentes de partidos do chamado ‘Centrão’ relataram a integrantes do PL dificuldades para entrar em contato com Marinho. A falta de diálogo tem agravado a insatisfação e reduzido as possibilidades de aproximação com siglas consideradas estratégicas para a disputa presidencial.

 

Caso Master

Não bastassem as críticas internas ao pré-candidato, a recente divulgação de uma fotografia em que o senador bolsonarista aparece ao lado de Luiz Felipe Machado de Moraes Mourão, conhecido pela alcunha de ‘Sicário’, acendeu um novo sinal vermelho entre a cúpula e líderes do PL. Nos bastidores políticos, aliados do parlamentar expressam o forte receio de que novos elementos venham a público e evidenciem uma eventual relação de proximidade entre o primogênito de Jair Bolsonaro (PL) e o homem apontado como chefe da milícia privada de Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master.

A preocupação de líderes da legenda reside na suspeita de que a imagem tenha sido estrategicamente divulgada por autoridades investigativas. O objetivo, segundo essa leitura interna, seria criar uma espécie de “armadilha” para fazer com que o senador negasse publicamente o vínculo, sendo desmentido posteriormente com a exposição de novos conteúdos ainda desconhecidos.

A apreensão em torno de desdobramentos negativos ganhou força substancial após o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do Caso Master na Corte, anunciar a autorização para que os investigadores da Polícia Federal (PF) tivessem amplo acesso aos dados armazenados na conta do iCloud de ‘Sicário’.

Edições digital e impressa