Rio de Janeiro, 04 de Maio de 2025

Brasil avança na computação quântica e alerta para segurança

Descubra os avanços do Brasil na computação quântica e os desafios para a segurança digital, incluindo criptografia e sistemas críticos.

Domingo, 20 de Abril de 2025 às 16:04, por: CdB

Na sede do NIC.br, a convenção contou com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e reuniu cientistas do Brasil e da China para discutir os avanços e desafios da nova era tecnológica.

Por Redação – de São Paulo

O Brasil avança no desenvolvimento da computação quântica e apresenta seus resultados no recente workshop internacional promovido pelo NIC.br, CGI.br e o Suzhou Quantum Center, realizado na capital paulista.

Brasil avança na computação quântica e alerta para segurança | A tecnologia quântica evolui para a transmissão de dados na velocidade da luz
A tecnologia quântica evolui para a transmissão de dados na velocidade da luz

Na sede do NIC.br, a convenção contou com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e reuniu cientistas do Brasil e da China para discutir os avanços e desafios da nova era tecnológica.

Durante a programação, especialistas se aprofundaram em aplicações práticas de plataformas quânticas e discutiram o impacto da tecnologia em áreas críticas como segurança digital, criptografia e sistemas distribuídos.

 

Continue lendo

Criptografia

Um dos pontos altos foi a análise dos riscos que computadores quânticos podem representar para algoritmos de criptografia amplamente utilizados na internet.

Coordenador do MCTI, Felipe Silva Bellucci destacou que “foram discutidos os impactos da computação quântica nos algoritmos de criptografia atualmente utilizados, como RSA, DSA e ECC, que são baseados em números primos“. Nesse campo, sistemas com criptografia como HTTPS, VPNs, DNSSEC, blockchain e outros estão sob o risco da era quântica.

 

Ameaça

Um dos especialistas do NIC.br alertou que algoritmos como RSA, DSA e ECC, fundamentais para o funcionamento de redes seguras e sistemas como o blockchain, podem ser comprometidos com o uso comum de computadores quânticos. O nome do especialista não foi revelado pelo MCTI em nota ao público.

A declaração acende um sinal de atenção para todo o ecossistema de criptomoedas, que hoje depende da criptografia assimétrica para garantir a inviolabilidade de transações.

Apesar dos riscos, os especialistas afirmaram que a ameaça ainda não é imediata. No entanto, a preparação técnica e a pesquisa avançada são fundamentais para que governos e empresas não sejam surpreendidos por uma mudança abrupta de cenário.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo