Rio de Janeiro, 08 de Outubro de 2026

Bombardeio russo deixa 33 mortos em Kramatorsk

Mais 18 pessoas ficaram feridas em um dos maiores ataques isolados deste ano, que ocorreu em uma rua onde, segundo a polícia, dois ônibus urbanos estavam em operação no momento do ataque.

Quinta, 08 de Outubro de 2026 às 10:39, por: CdB

Mais 18 pessoas ficaram feridas em um dos maiores ataques isolados deste ano, que ocorreu em uma rua onde, segundo a polícia, dois ônibus urbanos estavam em operação no momento do ataque.

Por Redação, com Reuters – de Kiev

Um ataque russo com bomba contra a cidade de Kramatorsk, no leste da Ucrânia, matou ao menos 33 pessoas, informaram autoridades nesta quinta-feira, descrevendo o incidente como um ataque direcionado contra civis nesse importante reduto visado por Moscou.


Alvo foi a cidade de Ktamatorsk, reduto visado por Moscou

Mais 18 pessoas ficaram feridas em um dos maiores ataques isolados deste ano, que ocorreu em uma rua onde, segundo a polícia, dois ônibus urbanos estavam em operação no momento do ataque. O presidente Volodymyr Zelensky descreveu o local como um ponto de ônibus.

Imagens divulgadas pela polícia mostravam corpos espalhados por uma rua repleta de escombros, bem como a carcaça carbonizada do que parecia ser um ônibus.

– Para eles (os russos), um ônibus com passageiros é alvo atraente justamente porque um único ataque pode matar o maior número possível de pessoas – disse o governador regional Vadym Filashkin no aplicativo Telegram.

Não houve comentário imediato de Moscou sobre o ataque. A Rússia nega ter civis como alvos, embora tenha bombardeado regularmente cidades, vilas e outros alvos ucranianos durante sua invasão em grande escala, iniciada em fevereiro de 2022.

Ataques

As forças de Moscou intensificaram os ataques com drones e bombas guiadas contra Kramatorsk e outras cidades do “cinturão de fortalezas” da Ucrânia, segundo autoridades locais, que constituem a espinha dorsal de suas defesas na região de Donetsk.

A Rússia pede que a Ucrânia ceda o restante da região ainda sob seu controle antes de cessar os combates, o que Kiev se recusa a fazer. O ritmo dos avanços de Moscou no campo de batalha na região diminuiu significativamente este ano.

Filashkin disse ter ordenado às autoridades municipais de Kramatorsk e Sloviansk, outra cidade-chave do cinturão de fortalezas, que suspendessem o transporte público. ‘Não temos o direito de arriscar” a vida dos cidadãos, afirmou.

O ataque desta quinta-feira ocorreu um dia depois que dezenas de pessoas foram mortas em um ataque aéreo maciço da Rússia em toda a Ucrânia, que teve como alvo principal a rede elétrica do país.

Separadamente, na quinta-feira, três pessoas morreram e 14 ficaram feridas em ataques com drones pela manhã na capital, Kiev, informou o prefeito Vitali Klitschko. As forças russas têm lançado frequentes ondas de ataques contra Kiev em meio à escassez de defesas aéreas ucranianas.

Edições digital e impressa