As novas regras propostas surgem no momento em que a Austrália endurece sua abordagem em relação aos gigantes da tecnologia, em sua maioria domiciliados nos Estados Unidos.
Por Redação, com Reuters – de Camberra
O governo da Austrália anunciou na quinta-feira que planeja novas regras para cobrar de grandes empresas de tecnologia milhões de dólares se não pagarem as empresas de mídia do país pelas notícias hospedadas em suas plataformas.
– A iniciativa (…) criará um incentivo financeiro para a realização de acordos entre plataformas digitais e empresas de notícias na Austrália. – disse o ministro de Serviços Financeiros, Stephen Jones, a jornalistas.
As plataformas em risco serão aquelas com apelo significativo por meio de redes sociais e mecanismos de busca que tenham receita baseada na Austrália superior a US$ 250 milhões, disse ele.
A cobrança será minimizada por quaisquer acordos comerciais firmados voluntariamente entre as plataformas e as empresas de mídia de notícias, acrescentou Jones.
As empresas de tecnologia condenaram o plano.
– A proposta não leva em conta a realidade de como nossas plataformas funcionam, especificamente que a maioria das pessoas não vem às nossas plataformas para obter conteúdo de notícias e que os editores de notícias optam voluntariamente por publicar conteúdo em nossas plataformas porque recebem valor ao fazê-lo – disse um porta-voz da Meta.
Um porta-voz do Google disse que a decisão do governo “arrisca a viabilidade contínua dos acordos comerciais com as editoras de notícias na Austrália”.
As novas regras propostas surgem no momento em que a Austrália endurece sua abordagem em relação aos gigantes da tecnologia, em sua maioria domiciliados nos Estados Unidos.
No mês passado, a Austrália tornou-se o primeiro país a proibir o acesso de crianças menores de 16 anos às mídias sociais.
Canberra também planeja ameaçar as empresas com multas por não conseguirem eliminar os golpes digitais.
Google, TikTok e Meta se enquadram no escopo dasnovas regras. No entanto, o X, não seria abrangido, disse Jones.
Bloqueio de notícias
Em 2021, a Austrália aprovou leis para fazer com que os gigantes da tecnologia dos EUA, como Google e Meta, compensassem as empresas de mídia australianas pelos links que atraem leitores e receita de publicidade em suas plataformas.
Após a mudança, o Meta bloqueou brevemente os usuários de republicarem artigos de notícias, mas depois fechou acordos com várias empresas de mídia australianas, como a News Corp e a emissora nacional Australian Broadcasting Corp. Desde então, a empresa afirmou que não renovará esses acordos para além de 2024.
Após o anúncio de Jones, o presidente-executivo da News Corp Australia, Michael Miller, disse que entrará em contato com Meta e TikTok imediatamente para buscar um relacionamento comercial com a News Corp Australia.
– Acredito que as editoras de notícias e as plataformas de tecnologia devem ter relações que beneficiem ambas as partes em termos comerciais mais amplos – disse o executivo.