Os cálculos indicaram uma probabilidade de 3,1% de colisão com o nosso planeta em 22 de dezembro de 2032 – o maior risco para um objeto deste tamanho na história das observações.
Por Redação, com Sputnik – de Moscou
No fim de 2024, os astrônomos descobriram o asteroide 2024 YR4, com 60 metros de diâmetro, que foi inicialmente considerado uma ameaça potencial para a Terra, segundo a revista científica Live Science.

Os cálculos indicaram uma probabilidade de 3,1% de colisão com o nosso planeta em 22 de dezembro de 2032 – o maior risco para um objeto deste tamanho na história das observações. As observações posteriores, no entanto, excluíram um impacto com a Terra, mas a probabilidade de atingir a Lua, por sua vez, subiu para 4,3%.
Caso isso aconteça, as consequências podem ser dramáticas – e perigosas. De acordo com novo estudo, publicado neste mês no servidor de pré-impressão arXiv, a colisão do 2024 YR4 com a Lua será comparável a uma poderosa explosão nuclear pela energia liberada.
Ameaça
O impacto poderá lançará até 100 milhões de kg de detritos lunares para o espaço. Se a referida rocha espacial atingir o lado da Lua voltado para a Terra – que é aproximadamente uma chance de 50/50 – até 10% desses detritos poderiam ser puxados pela gravidade da Terra nos dias seguintes, apontam os cientistas, de acordo com o portal.
Essa chuva intensa de meteoros representaria uma séria ameaça para as sondas orbitais. Pequenos detritos (1-10 mm) voando a velocidades de dezenas de quilômetros por segundo podem danificar satélites. E o número de meteoritos no espaço próximo da Terra aumentaria cerca de 1 mil vezes.