O CEO da Apple, Tim Cook, também já comentou mais de uma vez sobre o assunto, chegando a falar que a IA da empresa "vai abrir novos caminhos" e que a Big Tech falará disso "ainda neste ano”, só resta aguardar.
Por Redação, com Canaltech - de Nova York
A Apple trabalha em seu próprio modelo de inteligência artificial. A novidade apareceu de forma discreta na terça-feira, quando a empresa divulgou um estudo sobre um grande modelo de linguagem de nome MM1. No entanto, a nomenclatura para a IA ainda não seria definitiva, pois ela pode simplesmente significar "Multimodal 1" por se tratar de uma MLLM (grande modelo de linguagem multimodal).
Por ser multimodal, a tecnologia pode trabalhar tanto com texto quanto imagens e traria semelhanças com o Gemini (Google), GPT (OpenAI) e Copilot (Microsoft). Como a Maçã não realizou nenhum anúncio oficial, ainda não se sabe ao certo quando nem como isso chegará ao público.
Vale lembrar ainda que rumores indicam que a empresa negocia com Google e OpenAI para usar Gemini ou GPT como a base de IA do iOS 18.
Não muito diferente do ChatGPT
O artigo mostra que a IA da Apple consegue responder questões sobre diversos assuntos, é capaz de analisar fotos e possui uma gama de conhecimentos de um nível parecido com o ChatGPT da OpenAI.
Um pesquisador da Big Tech chamado Brandon McKinzie fez uma série de postagens no X (ex-Twitter) sobre os avanços do MM1. O profissional aponta que o modelo rivaliza com o Gemini 1 do Google e consegue superar os resultados publicados existentes para modelos pré-treinados (que não passaram por ajuste de instrução).
– Isto é apenas o começo. A equipe já está trabalhando arduamente na próxima geração de modelos. Muito obrigado a todos que contribuíram para este projeto! – conclui McKinzie.
Além disso, o estudo indica que um modelo como o MM1 pode alimentar chatbots proficientes capazes de executar tarefas codificando e realizando ações que vão desde interagir com interfaces de computador ou sites a identificar preços em um cardápio de restaurante.
Apple vai lançar IA, só não se sabe quando
As informações reveladas sobre o MM1 até o momento são mais um indicador de que a empresa não vai ficar para trás na corrida da inteligência artificial. Além da Siri já ser uma assistente com IA em certa medida, a empresa de Cupertino tem oferecido muitas dicas de que trabalha com a tecnologia: uma delas é o burburinho sobre a possível aquisição da startup canadense DarwinAI no começo do ano, que serviria para seus propósitos relacionados aos chatbots.
O CEO da Apple, Tim Cook, também já comentou mais de uma vez sobre o assunto, chegando a falar que a IA da empresa "vai abrir novos caminhos" e que a Big Tech falará disso "ainda neste ano”, só resta aguardar.
Vale lembrar que a IA no iOS 18 deve ser um dos destaques da conferência WWDC 2024 da Apple, que ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer em junho.