Rio de Janeiro, 20 de Julho de 2025

Após críticas de Lewandowski, técnico da Polônia deixa o cargo

Após críticas de Robert Lewandowski, Michal Probierz pede demissão do cargo de técnico da seleção polonesa. Entenda a polêmica e suas consequências.

Quinta, 12 de Junho de 2025 às 13:04, por: CdB

Lewandowski, de 36 anos, disse que não jogaria mais pela seleção com Probierz no comando, e declarou a um site de notícias polonês  que ficou magoado.

Por Redação, com Reuters – de Varsóvia

O técnico da Polônia, Michal Probierz, pediu demissão nesta quinta-feira após uma polêmica sobre sua decisão de substituir o recordista de gols do país, Robert Lewandowski, como capitão.

Após críticas de Lewandowski, técnico da Polônia deixa o cargo | O técnico da Polônia, Michal Probierz
O técnico da Polônia, Michal Probierz

Lewandowski, de 36 anos, disse no último domingo que não jogaria mais pela seleção com Probierz no comando, e declarou a um site de notícias polonês na segunda-feira  que ficou magoado com a maneira como o técnico lhe disse que estava sendo substituído por Piotr Zielinski.

O atacante do Barcelona afirmou que recebeu um breve telefonema de Probierz no momento em que estava colocando os filhos na cama, e que um comunicado sobre a perda da braçadeira de capitão apareceu logo depois no site da Associação Polonesa de Futebol (PZPN).

– Cheguei à conclusão de que, na situação atual, a melhor decisão para o bem da seleção será a minha demissão do cargo de técnico – disse Probierz em uma nota. “Desempenhar essa função foi a realização de meus sonhos profissionais e a maior honra da minha vida.”

Copa do Mundo de 2026

Probierz assumiu o lugar do português Fernando Santos como técnico da Polônia em 2023, levando o país à Euro 2024, onde sua equipe foi a primeira a ser eliminada. Seu contrato terminaria no final do período de classificação para a Copa do Mundo de 2026.

A Polônia está em terceiro lugar no Grupo G das eliminatórias de 2026, com seis pontos em três jogos, um ponto atrás da líder do grupo, a Finlândia.

“A Associação Polonesa de Futebol gostaria de agradecer muito ao treinador Michal Probierz por sua cooperação e envolvimento na liderança da equipe nacional, desejando-lhe sucesso em sua carreira futura”, disse a PZPN.

Edições digital e impressa