Na internet, sempre veloz, o destaque ficou para o Julius, personagem do ator norte-americano Terry Crews na série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, conhecido por se recusar a gastar dinheiro. "Se não comprar nada, o desconto é maior", diz uma das manifestações mais populares.
Por Redação - de São Paulo
A Black Friday, um dos pontos altos ao longo do ano para lojistas e consumidores, inspirou uma série de memes e eleva o número de reclamações, nas redes sociais. Entre as publicações, sobram queixas sobre os produtos, que continuam caros, e dos descontos que simplesmente não existem ou ficam em uma faixa mínima.
Na internet, sempre veloz, o destaque ficou para o Julius, personagem do ator norte-americano Terry Crews na série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, conhecido por se recusar a gastar dinheiro. "Se não comprar nada, o desconto é maior", diz uma das manifestações mais populares.
O monitoramento do site ‘Reclame Aqui’ revelou que, entre às 12h de quarta-feira até as 6h desta sexta-feira, os consumidores já registraram 5.447 reclamações referentes à Black Friday. Em 2021, neste mesmo período, a quantidade de registros ainda maior: 5.678.
‘Black fraude’
A propaganda enganosa, principal motivo das reclamações dos consumidores, chega a 16,94% dos registros, ainda segundo o ‘Reclame Aqui’. Em seguida, fica o atraso na entrega, com 16,58%.
"Minha televisão estragou e está sem conserto, então estou pesquisando uma nova há dias. Esperei hoje e adivinha? Todas com os mesmos preços ou até mais altos", criticou um usuário do Twitter, citando ainda o termo "black fraude", que se popularizou no Brasil.
"Hoje um supermercado anunciou 'ofertas de Black Friday' e a cerveja tá 30 centavos mais cara do que ontem", escreveu outro consumidor.
Digital
Conhecida tradicionalmente por descontos e promoções, a Black Friday conquistou nos últimos anos o lugar entre as principais datas no varejo, principalmente no digital. Segundo pesquisa da Cartpanda, plataforma para venda de produtos físicos e digitais, a tendência de aumento de vendas dos lojistas da ferramenta durante a data é de 35% a 40%.
Além disso, o índice de Consumo das Famílias, divulgado pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), também segue em alta. No mês de outubro o indicador registrou aumento de 2,1%, o que caracterizou o nono crescimento consecutivo.
Para Lucas Castellani, CEO da Cartpanda, esse momento da economia junto ao aumento das expectativas de consumo da população tende a um aumento de vendas para os comerciantes. Além disso, Castellani alerta as empresas a se prepararem para uma maior procura por produtos de maior interesse dos consumidores.