A notificação indicava um tremor de magnitude entre 4.2 e 5.5 na Escala Richter, com epicentro a 55 km do município de Ubatuba, no litoral norte paulista.
Por Redação, com ANSA – de Brasília
Moradores dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira por um alerta de terremoto enviado no sistema operacional Android, da multinacional Google.

A notificação indicava um tremor de magnitude entre 4.2 e 5.5 na Escala Richter, com epicentro a 55 km do município de Ubatuba, no litoral norte paulista. No entanto a Defesa Civil de São Paulo não detectou nenhum tremor de terra e disse não ter emitido nenhum alerta.
Tremores
A mensagem foi enviada por volta das 2h para celulares com sistema operacional Android, gerando preocupação entre os usuários. “Podem ocorrer tremores leves no seu local. Estimativa inicial: magnitude de 5,5”, dizia o alerta recebido por moradores da cidade de São Paulo, que rapidamente repercutiu nas redes sociais.
– É bom deixar bem claro que não tem nada. Nós também recebemos esse alerta do Google, mas nossa base de informação legítima do estado, que é o Centro de Sismologia da USP [Universidade de São Paulo], não registrou nada – disse o coordenador da Defesa Civil paulista, coronel Henguel Ricardo Pereira, à rádio CBN.