Assim como na América, o futebol é uma paixão europeia e ao longo da história, diversos clubes do continente se consagraram como alguns dos maiores do mundo. Hoje vamos conhecer os sete maiores clubes da Europa, conhecendo suas conquistas, história e seu impacto no futebol mundial.
Não é raro encontrar brasileiros que declaradamente torcem para algum desses gigantes europeus. Seja por pura paixão como torcedor ou por terem arriscado um palpite em uma aposta esportiva na Betfair, a conexão com esses clubes vai além das fronteiras e reforça o amor universal pelo futebol.
1) Real Madrid (Espanha)
Fundado em 1902, o clube espanhol é o maior sinônimo de sucesso no futebol europeu. Com 15 títulos da Liga dos Campeões da UEFA, o Real Madrid é o maior vencedor da competição. O clube também é o maior campeão do campeonato espanhol, a La Liga, ostentando 36 troféus conquistados.
O Real Madrid não coleciona apenas taças em sua história, grandes nomes como Alfredo Di Stéfano, Zinedine Zidane, Cristiano Ronaldo e Karim Benzema são alguns dos grandes craques que já vestiram a camisa do clube merengue.
2) Barcelona (Espanha)
O Barcelona é outro gigante espanhol que marca a história do futebol europeu. Fundado em 1899, o clube catalão é conhecido por sua identidade forte e pelo lema “Més que un club” (“Mais que um clube”).
O clube possui 5 títulos da Liga dos Campeões e 27 da La Liga, mas além de conhecido por suas conquistas o Culés também é famoso por sua filosofia de jogo baseada na posse de bola e no estilo ofensivo, além de ter em sua história jogadores lendários como Lionel Messi, Xavi, Andrés Iniesta e Ronaldinho Gaúcho.
3) Manchester United (Inglaterra)
O Manchester United é o clube mais bem-sucedido da Inglaterra e um dos mais populares do mundo. Fundado em 1878 como Newton Heath, o clube adotou seu nome atual em 1902.
O United possui três títulos da Liga dos Campeões e 20 títulos da Premier League e sob o comando de Sir Alex Ferguson, viveu sua era de ouro, conquistando diversos títulos e formando ídolos como Ryan Giggs, Paul Scholes, Eric Cantona e Cristiano Ronaldo.
4) Bayern de Munique (Alemanha)
Passando para a Alemanha, o gigante da vez é o Bayern de Munique, fundado em 1900, o clube possui seis títulos da Liga dos Campeões e 32 conquistas da Bundesliga.
Jogadores lendários como Franz Beckenbauer, Gerd Müller e Philipp Lahm ajudaram a construir o legado do clube, enquanto jogadores como Harry Kane e Thomas Müller continuam escrevendo a história de sucesso.
5) AC Milan (Itália)
Chegando em terras italianas, o AC Milan é outro gigante da Europa. Fundado em 1899, o clube milanês é 7 vezes campeão da Liga dos Campeões, sendo o segundo maior vencedor da competição.
O San Siro, estádio compartilhado com o rival Inter de Milão, é um dos mais famosos da Europa e além disso, o clube é conhecido por seu estilo de jogo tático e pela habilidade em desenvolver jogadores de classe mundial, como Paolo Maldini, Franco Baresi, Kaká e Andriy Shevchenko.
6) Liverpool (Inglaterra)
O Liverpool é outro gigante inglês com uma rica história de conquistas que faz parte dos maiores clubes da Europa. Fundado em 1892, o clube é 6 vezes campeão da Liga dos Campeões, e na Inglaterra, o Liverpool também é um dos clubes mais bem-sucedidos, com 19 títulos da liga nacional.
O Liverpool desenvolveu uma base fiel de torcedores e um estilo de jogo intenso. O hino “You’ll Never Walk Alone” ecoa em Anfield, criando uma das atmosferas mais emocionantes do futebol mundial.
7) Juventus (Itália)
Se você é fã de esporte bet na Betfair, sabe que não poderíamos fechar essa lista sem a Juventus, conhecida como “Velha Senhora” e um dos clubes mais bem sucedidos da Itália. Fundada em 1897, a Juve possui dois títulos da Liga dos Campeões e 36 títulos da Serie A.
Ídolos como Alessandro Del Piero, Gianluigi Buffon e Michel Platini, ajudaram a Juventus a se consagrar como um dos gigantes europeus.
Cada um desses clubes carrega uma história rica que os torna instituições culturais que influenciam milhões ao redor do mundo. O que une esses gigantes é a capacidade de transcender o esporte, conquistando corações, o que os torna os maiores clubes da Europa.