As mulheres brasileiras devem ter vergonha do presidente Jair Bolsonaro, disse o presidente francês, Emmanuel Macron, nesta segunda-feira.
Por Redação, com Reuters - de Paris
As mulheres brasileiras devem ter vergonha do presidente Jair Bolsonaro, disse o presidente francês, Emmanuel Macron, nesta segunda-feira, revidando depois que o presidente brasileiro zombou de sua esposa no Facebook.
Presidente Emmanuel Macron e sua esposa, Brigitte Macron
Os líderes têm brigado nas últimas semanas, com Macron culpando Bolsonaro pelos incêndios na Amazônia e acusando-o de mentir sobre sua política de mudança climática.
Bolsonaro respondeu no domingo a um post no Facebook que comparava a aparência de sua esposa Michelle, 37, com a esposa de 66 anos de Macron, Brigitte.
– Não humilha cara. Kkkkkk – escreveu Bolsonaro em um comentário amplamente criticado como sexista.
Questionado sobre o incidente em uma entrevista coletiva em Biarritz, onde os líderes do G7 estão reunidos para uma cúpula, Macron disse que os comentários são “extremamente desrespeitosos” para com sua esposa.
– As mulheres brasileiras provavelmente estão com vergonha de seu presidente.
Bolsonaro e Macron começaram a trocar farpas depois que o presidente francês comentou no Twitter sobre o aumento das queimadas na Amazônia, irritando seu colega brasileiro.
– Nossa casa está queimando. Literalmente – escreveu Macron, na ocasião. Posteriormente ele acusou Bolsonaro de mentir sobre seus compromissos em combater as mudanças climáticas.
Em julho, Bolsonaro cancelou uma reunião com o ministro das Relações Exteriores francês Jean-Yves Le Drian - ele preferiu cortar o cabelo em vez disso.
Regulamentações ambientais
Desde que assumiu o cargo em janeiro, Bolsonaro criticou a aplicação das regulamentações ambientais no Brasil e anunciou intenções de desenvolver a região amazônica, onde o desmatamento da maior floresta tropical do mundo por madeireiros, fazendeiros e especuladores aumentou este ano.
Não é a primeira vez que Bolsonaro é acusado de fazer comentários sexistas ou machistas. Antes de assumir a Presidência, ele chegou a comentar que havia tido quatro filhos homens e, na quinta vez, deu “uma fraquejada” e teve uma filha mulher.