Rio de Janeiro, 19 de Dezembro de 2025

EUA

ataquehackers.jpg

Hackers chineses invadem sistemas de infraestrutura nos EUA

09/02/2024, 12:59
O ataque dos hackers gerou uma série de reuniões entre a Casa Branca e a indústria tecnológica privada, incluindo diversas empresas de telecomunicações e de computação em nuvem, nas quais o governo dos EUA pediu assistência para rastrear a atividade.

mercadoriabrasil.jpg

Norte-americana é presa em aeroporto com R$ 3 milhões de eletrônicos dos EUA

05/02/2024, 13:43
Dentro de quatro malas havia dezenas de eletrônicos. Apenas aparelhos telefônicos apreendidos, estima-se um montante aproximado de R$ 1 milhão. Também havia computadores, relógios, fones de ouvido, canetas, dezenas de telefones recondicionados de gerações anteriores e mais de 20 relógios de luxo.

sullivan.jpg

Estados Unidos devem realizar mais ataques no Oriente Médio

05/02/2024, 11:21
Os Estados Unidos estão retaliando a uma ação de drones na Jordânia que matou três soldados norte-americanos em 28 de janeiro de 2024. O presidente norte-americano, Joe Biden, culpou o Irã pela ação.

atuque.jpg

EUA e Reino Unido voltam a atacar houthis no Iêmen

04/02/2024, 13:56
Dentre os alvos estão centros de comando e controle, unidades de armazenamento de munições e mísseis e armas usadas para atacar navios que passam pelo Mar Vermelho.

eleicaoeseua.png

Eleições democráticas nos EUA?

02/02/2024, 09:44
Por Thiago Modenesi - Bipartidarismo financeiro e tradições históricas moldam as eleições presidenciais dos EUA em 2024. O processo estadunidense não é algo simples de compreender, é formado por prévias, delegados e outros detalhes mais.

consuladoeua.jpg

Sede do Consulado dos EUA em Florença é alvo de ataque

01/02/2024, 11:54
De acordo com os relatos, os coquetéis molotov foram lançados por uma ou mais pessoas de uma rua lateral, por volta das 4h da manhã (horário local), mas não atingiram o prédio.

muromexico.png

México: o outro muro da vergonha 

30/01/2024, 09:35
Por Valdir Izidoro Silveira - O mundo, após a queda do Muro de Berlim, mudou com rapidez, a passos largos. Temos constatado que todas as promessas de sucesso, de crescimento, de desenvolvimento, enfim, de liberdade, não foram cumpridas, não se concretizaram. “Qualquer déspota pode obrigar seus escravos a cantar hinos à liberdade” (Mário Moreno, 8/12/1810).

zelensky.jpg

Zelensky alerta para resultados de eventual falha no apoio dos EUA

29/01/2024, 13:41
Zelensky comentou ainda uma hipotética saída dos Estados Unidos da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, se Donald Trump voltar ao poder, afirmando que outros países poderiam mudar de posição, especialmente os que têm laços econômicos com a Rússia.

ataqueiemen.jpg

Houthis reivindicam novo ataque contra navio norte-americano

29/01/2024, 12:02
Desde novembro, os rebeldes iemenitas têm atacado, no Mar Vermelho e no golfo de Aden, navios que consideram ligados a Israel, "em solidariedade" aos palestinos de Gaza, afetados pela guerra entre o Exército israelense e o movimento islâmico palestino Hamas.

iraeua.jpg

Drones lançados por milícias, na Jordânia, atingem tropas dos EUA

28/01/2024, 16:20
“Embora ainda estejamos reunindo as informações sobre o ataque, sabemos que foi conduzido por grupos radicais apoiados pelo Irã que operam na Síria e no Iraque”, afirmou o presidente Joe Biden ao lamentar as mortes em nota.

navio.jpeg

Navio dos EUA intercepta míssil disparado do Iêmen por houthis

26/01/2024, 14:08
O anúncio é feito no dia em que as autoridades chinesas fizeram um apelo a seus pares iranianos para ajudarem a conter os ataques a navios no Mar Vermelho pelos houthis ou correm o risco de prejudicar as relações comerciais com Pequim, segundo fontes iranianas.

taiwan.jpg

Presidente eleito de Taiwan diz esperar apoio contínuo dos EUA

25/01/2024, 11:37
Lai, que faz parte do governista Partido Democrático Progressista e é o atual vice-presidente, assumirá o cargo no dia 20 de maio. A China, que reivindica Taiwan como parte de seu território, classifica o político como um perigoso separatista e rejeitou se reunir com ele. 

reinounidoeua.jpg

EUA e Reino Unido fazem novos ataques contra militantes houthis no Iêmen

23/01/2024, 11:13
O Ministério da Defesa do Reino Unido disse que "os ataques de precisão têm como objetivo perturbar e degradar a capacidade dos houthis para ameaçar o comércio global e a vida de marinheiros inocentes".

Por Redação, com RTP - de Sanaã

As forças norte-americanas e britânicas confirmaram, na noite de segunda-feira, que realizaram novos ataques contra os houthis no Iêmen. Os ataques, que visaram oito posições dos rebeldes, tiveram como objetivo "perturbar e degradar a capacidade dos houthis".

Sob a direção dos dois governos e com o apoio da Austrália, do Bahrein, Canadá e dos Países Baixos, a operação visou oito alvos e enquadra-se na resposta aos ataques contínuos do grupo rebelde à navegação internacional e comercial e a navios de guerra que transitam no Mar Vermelho.

"Os ataques visaram especificamente um ponto de armazenamento subterrâneo dos houthis e locais de mísseis e vigilância aérea", explicaram as forças de Washington e do Reino Unido em comunicado conjunto.

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse que "os ataques de precisão têm como objetivo perturbar e degradar a capacidade dos houthis para ameaçar o comércio global e a vida de marinheiros inocentes".

"Nosso objetivo é sempre reduzir as tensões e restaurar a estabilidade no Mar Vermelho”, afirmaram os dois países no comunicado.

Aviões da Força Aérea Real e bombas guiadas

O Ministério da Defesa britânico informou que foram usados aviões da Força Aérea Real e bombas guiadas de precisão para atingir múltiplos alvos em duas áreas militares, nas proximidades do campo de aviação de Sanaa, capital do Iêmen. O governo britânico acrescenta que o ataque foi feito após análise e planejamento rigorosos para reduzir qualquer risco de vítimas civis.

O ministro britânico da Defesa, Grant Shapps, disse, em nota, que os ataques foram realizados em legítima defesa. "A ação vai desferir mais um golpe nos seus estoques limitados e na sua capacidade de ameaçar o comércio global", afirmou Shapps. Quatro caças Typhoon participaram dos ataques destinados a "minar" a capacidade militar dos houthis, apoiados pelo Irã.

Na segunda operação conjunta desde o início de janeiro, os exércitos americano e britânico promoveram os ataques a fim de "enfraquecer o arsenal que os houthis utilizam para pôr em perigo o comércio mundial e a vida de marinheiros inocentes".

Os alvos incluíram“sistemas de mísseis e lançadores, sistemas de defesa aérea, radares e instalações de armazenamento de armas profundamente enterradas, disse o Comando Militar dos EUA para o Oriente Médio no X (antigo Twitter).

Nesta terça-feira, o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros afirmou que o país vai “continuar a reduzir” a capacidade dos houthis para fazer ataques no Mar vermelho.

Ele destacou que não se deve aceitar a narrativa dos houthis de que os ataques estão relacionados com o conflito em Gaza, posição que o governo do Iêmen também não aceita.

O governante britânico acrescentou que os houthis estão atacando indiscriminadamente a navegação no Mar Vermelho e tentando fechar uma via marítima vital.

Reação
O porta voz dos houthis reagiu aos ataques, afirmando que "eles acentuam a determinação do povo iemenita em cumprir sua responsabilidade moral e humanitária para com os oprimidos de Gaza".

Antes da confirmação oficial, a agência de notícias dos rebeldes houthis já tinha denunciado novos ataques da coligação ocidental.

"As forças anglo-americanas estão lançando ataques à capital Sanaa e a várias províncias" do país, adiantou a agência, em breve comunicado citado pela agência francesa de notícias France-Presse (AFP).

Segundo o canal Houthis, al-Masirah, quatro ataques tiveram como alvo a base militar Al-Dailami, localizada ao norte da capital Sanaa, sob controle rebelde.

Os rebeldes houthi controlam grande parte do Iêmen, após quase uma década de guerra contra as forças do governo apoiado pela Arábia Saudita.

Os houthis, que afirmam apoiar a população de Gaza, totalmente sitiada por Israel e enfrentando uma catástrofe humanitária, tinham reivindicado na segunda-feira a responsabilidade pelo ataque a um navio militar norte-americano na costa do Iêmen.

As forças houthis "realizaram operação militar visando o cargueiro militar americano Ocean Jazz no Golfo de Aden, utilizando mísseis", afirmou o porta-voz militar do movimento, Yahya Saree.

Desde meados de novembro, o grupo rebelde tem disparado numerosos mísseis e drones contra navios que acreditam estar ligados a Israel. Eles alegam agir em solidariedade aos palestinos em Gaza.

Os ataques prejudicam o tráfego na área marítima, fundamental para o comércio mundial, e levaram os Estados Unidos a atacar repetidamente posições houthis. Washington voltou a colocar o movimento em sua lista de entidades terroristas.

Os rebeldes reafirmaram que vão continuar a impedir que os navios israelenses cruzem o Mar Vermelho e o golfo de Aden até o fim da guerra em Gaza, e a "responder a qualquer ataque" contra o Iêmen.

País mais pobre da Península Arábica, mas situado em área estratégica para o comércio marítimo, o Iêmen vivia relativa calma, apesar de uma das piores crises humanitárias do mundo.

frioeua.jpg

Com temperaturas de −30 °C, frio mata mais de 80 pessoas nos EUA

20/01/2024, 13:39
O Estado com mais ocorrências é o Tennessee, com 19 mortes relacionadas ao clima. É seguido por Oregon, com 16. Os outros Estados são: Illinois, Pensilvânia, Mississippi, Washington, Kentucky, Wisconsin, Nova York e Nova Jersey.

euachina.png

Ascensão e decadência

19/01/2024, 09:40
Por Luciano Siqueira - EUA e China moldam novo cenário mundial; Brasil busca vantagens em política externa dinâmica diante da transformação geopolítica. Tudo a ver com o que ocorre agora.

covid.jpg

China 'escondeu' covid-19 por duas semanas, dizem EUA

18/01/2024, 13:07
Segundo os congressistas, quando a China já havia mapeado o vírus, o país ainda descrevia publicamente o surto da doença em Wuhan como uma pneumonia viral "de causa desconhecida".

trump-2.jpg

Trump gera temores de isolacionismo em aliados dos EUA

17/01/2024, 12:00
Embora as preocupações domésticas tenham dominado a política dos EUA por muito tempo, o isolacionismo cresceu nos últimos anos, especialmente dentro do Partido Republicano, à medida que Trump e outros líderes criticaram a ajuda dos EUA para ajudar a Ucrânia.

brasiliraeua.jpg

EUA acusam brasileira por suposta fraude contra imigrantes

16/01/2024, 12:12
Segundo a denúncia, Patrícia morava em Arlington, no Texas, quando se passou por advogada especialista em imigração. Uma das supostas vítimas da brasileira teria pago a ela mais de US$ 135 mil (cerca de R$ 658 mil) em troca da promessa de receber um visto EB-5.

ataquesofensivaeua.jpg

Houthis prometem manter ataques no Mar Vermelho após ofensiva dos EUA

15/01/2024, 13:39
Na semana passada, aviões de guerra, navios e submarinos dos EUA e do Reino Unido lançaram dezenas de ataques aéreos no Iêmen. Foi em retaliação aos ataques dos houthis contra navios no Mar Vermelho, os quais o movimento alinhado ao Irã considerou uma resposta à ofensiva de Israel em Gaza.

houtis.jpg

EUA lançam novo ataque de mísseis contra alvos dos houthis

13/01/2024, 16:56
"Uma ação de seguimento contra um alvo militar específico associado aos ataques realizados em 12 de janeiro, destinada a reduzir a capacidade dos houthis de atacar embarcações marítimas, incluindo embarcações comerciais", afirmou o Centcom em um comunicado.

39 de 115