Rio de Janeiro, 25 de Dezembro de 2025

América do Norte

navio.jpeg

Navio dos EUA intercepta míssil disparado do Iêmen por houthis

26/01/2024, 14:08
O anúncio é feito no dia em que as autoridades chinesas fizeram um apelo a seus pares iranianos para ajudarem a conter os ataques a navios no Mar Vermelho pelos houthis ou correm o risco de prejudicar as relações comerciais com Pequim, segundo fontes iranianas.

kenneth.jpg

Alabama executou Kenneth Smith com gás nitrogênio

26/01/2024, 10:48
Kenneth Eugene Smith, de 58 anos, foi declarado morto às 20h25 (hora local) em uma prisão do Estado, depois de ter respirado gás nitrogênio puro por meio de uma máscara facial para provocar a privação de oxigênio. A execução durou cerca de 22 minutos.

gaza.jpeg

Sobe número de mortos em ataque contra abrigo da ONU na Faixa de Gaza

25/01/2024, 14:05
O diretor da UNRWA destacou ainda que as equipes da ONU só conseguiram chegar ao local à noite, após terem o acesso negado várias vezes. Ao menos 75 pessoas ficaram feridas, incluindo 15 em estado crítico.

taiwan.jpg

Presidente eleito de Taiwan diz esperar apoio contínuo dos EUA

25/01/2024, 11:37
Lai, que faz parte do governista Partido Democrático Progressista e é o atual vice-presidente, assumirá o cargo no dia 20 de maio. A China, que reivindica Taiwan como parte de seu território, classifica o político como um perigoso separatista e rejeitou se reunir com ele. 

ministro.jpg

Moscou acusa EUA de preparar guerra contra Coreia do Norte

25/01/2024, 11:17
EUA, Coreia do Sul e Japão têm realizado exercícios militares sob justificativa de que precisam se defender de ameaças nucleares. Moscou e Pyongyang têm estreitado os laços para romper o isolamento diplomático de ambos.

bombardeios-3.jpg

Israel bombardeia e ordena evacuação parcial de Khan Yunis

24/01/2024, 14:13
Apesar das negociações “sérias” para estabelecer uma trégua com o movimento islamista, Israel mantém a sua ofensiva contra esta cidade, que anunciou ter “cercado” na véspera.

houthis.jpg

Houthis ordenam que norte-americanos e britânicos deixem o Iêmen

24/01/2024, 11:10
A decisão foi tomada depois que os Estados Unidos e o Reino Unido, com o apoio de outras nações, atacaram alvos do grupo alinhado ao Irã, que vem lançando ataques a navios comerciais no Mar Vermelho que, segundo o grupo, estão ligados a Israel.

trump-4.jpg

Donald Trump vence primárias republicanas em New Hampshire

24/01/2024, 10:52
Ex-presidente obtêm nova vitória nas prévias do Partido Republicano. Ex-governadora Nikki Haley promete se manter na disputa, apesar do favoritismo de Trump nas próximas etapas.

jovem.jpg

Suspeito de oito assassinatos em Chicago aparece morto no Texas

23/01/2024, 14:51
A morte de Romeo Nance, de 23 anos, perto da cidade de Natalia, Texas, cerca de 56 km a sudoeste de San Antonio, pôs fim a uma caçada que começou com o assassinato de um homem e o ferimento de outro em dois tiroteios na região de Chicago no domingo, disse a polícia.

relogio.jpg

Relógio do Juízo Final mantém mundo a 90 segundos para o apocalipse

23/01/2024, 14:41
Guerras na Ucrânia e em Gaza, rearmamento nuclear e aquecimento global foram mencionados como principais ameaças. Marca é a mesma do ano passado e a pior desde a criação da ferramenta, em 1947.

reinounidoeua.jpg

EUA e Reino Unido fazem novos ataques contra militantes houthis no Iêmen

23/01/2024, 11:13
O Ministério da Defesa do Reino Unido disse que "os ataques de precisão têm como objetivo perturbar e degradar a capacidade dos houthis para ameaçar o comércio global e a vida de marinheiros inocentes".

Por Redação, com RTP - de Sanaã

As forças norte-americanas e britânicas confirmaram, na noite de segunda-feira, que realizaram novos ataques contra os houthis no Iêmen. Os ataques, que visaram oito posições dos rebeldes, tiveram como objetivo "perturbar e degradar a capacidade dos houthis".

Sob a direção dos dois governos e com o apoio da Austrália, do Bahrein, Canadá e dos Países Baixos, a operação visou oito alvos e enquadra-se na resposta aos ataques contínuos do grupo rebelde à navegação internacional e comercial e a navios de guerra que transitam no Mar Vermelho.

"Os ataques visaram especificamente um ponto de armazenamento subterrâneo dos houthis e locais de mísseis e vigilância aérea", explicaram as forças de Washington e do Reino Unido em comunicado conjunto.

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse que "os ataques de precisão têm como objetivo perturbar e degradar a capacidade dos houthis para ameaçar o comércio global e a vida de marinheiros inocentes".

"Nosso objetivo é sempre reduzir as tensões e restaurar a estabilidade no Mar Vermelho”, afirmaram os dois países no comunicado.

Aviões da Força Aérea Real e bombas guiadas

O Ministério da Defesa britânico informou que foram usados aviões da Força Aérea Real e bombas guiadas de precisão para atingir múltiplos alvos em duas áreas militares, nas proximidades do campo de aviação de Sanaa, capital do Iêmen. O governo britânico acrescenta que o ataque foi feito após análise e planejamento rigorosos para reduzir qualquer risco de vítimas civis.

O ministro britânico da Defesa, Grant Shapps, disse, em nota, que os ataques foram realizados em legítima defesa. "A ação vai desferir mais um golpe nos seus estoques limitados e na sua capacidade de ameaçar o comércio global", afirmou Shapps. Quatro caças Typhoon participaram dos ataques destinados a "minar" a capacidade militar dos houthis, apoiados pelo Irã.

Na segunda operação conjunta desde o início de janeiro, os exércitos americano e britânico promoveram os ataques a fim de "enfraquecer o arsenal que os houthis utilizam para pôr em perigo o comércio mundial e a vida de marinheiros inocentes".

Os alvos incluíram“sistemas de mísseis e lançadores, sistemas de defesa aérea, radares e instalações de armazenamento de armas profundamente enterradas, disse o Comando Militar dos EUA para o Oriente Médio no X (antigo Twitter).

Nesta terça-feira, o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros afirmou que o país vai “continuar a reduzir” a capacidade dos houthis para fazer ataques no Mar vermelho.

Ele destacou que não se deve aceitar a narrativa dos houthis de que os ataques estão relacionados com o conflito em Gaza, posição que o governo do Iêmen também não aceita.

O governante britânico acrescentou que os houthis estão atacando indiscriminadamente a navegação no Mar Vermelho e tentando fechar uma via marítima vital.

Reação
O porta voz dos houthis reagiu aos ataques, afirmando que "eles acentuam a determinação do povo iemenita em cumprir sua responsabilidade moral e humanitária para com os oprimidos de Gaza".

Antes da confirmação oficial, a agência de notícias dos rebeldes houthis já tinha denunciado novos ataques da coligação ocidental.

"As forças anglo-americanas estão lançando ataques à capital Sanaa e a várias províncias" do país, adiantou a agência, em breve comunicado citado pela agência francesa de notícias France-Presse (AFP).

Segundo o canal Houthis, al-Masirah, quatro ataques tiveram como alvo a base militar Al-Dailami, localizada ao norte da capital Sanaa, sob controle rebelde.

Os rebeldes houthi controlam grande parte do Iêmen, após quase uma década de guerra contra as forças do governo apoiado pela Arábia Saudita.

Os houthis, que afirmam apoiar a população de Gaza, totalmente sitiada por Israel e enfrentando uma catástrofe humanitária, tinham reivindicado na segunda-feira a responsabilidade pelo ataque a um navio militar norte-americano na costa do Iêmen.

As forças houthis "realizaram operação militar visando o cargueiro militar americano Ocean Jazz no Golfo de Aden, utilizando mísseis", afirmou o porta-voz militar do movimento, Yahya Saree.

Desde meados de novembro, o grupo rebelde tem disparado numerosos mísseis e drones contra navios que acreditam estar ligados a Israel. Eles alegam agir em solidariedade aos palestinos em Gaza.

Os ataques prejudicam o tráfego na área marítima, fundamental para o comércio mundial, e levaram os Estados Unidos a atacar repetidamente posições houthis. Washington voltou a colocar o movimento em sua lista de entidades terroristas.

Os rebeldes reafirmaram que vão continuar a impedir que os navios israelenses cruzem o Mar Vermelho e o golfo de Aden até o fim da guerra em Gaza, e a "responder a qualquer ataque" contra o Iêmen.

País mais pobre da Península Arábica, mas situado em área estratégica para o comércio marítimo, o Iêmen vivia relativa calma, apesar de uma das piores crises humanitárias do mundo.

japao-3.jpg

Agência espacial do Japão corta eletricidade de sonda lunar

22/01/2024, 14:56
As duas primeiras tentativas do Japão de pousar na Lua fracassaram. Em 2022, uma sonda Jaxa, a Omotenashi, a bordo da missão norte-americana Artemis 1, sofreu falha da bateria pouco depois de ser lançada ao espaço.

candidatoeua.jpg

Ron DeSantis desiste de corrida à Casa Branca e apoia Donald Trump

22/01/2024, 11:04
Governador da Flórida abandona campanha pela nomeação dos republicanos à presidência dos EUA. Decisão deixa Nikki Haley como única oponente de Donald Trump na corrida pela vaga do partido.

frioeua-1.jpg

Frio extremo causa dezenas de mortes nos Estados Unidos

21/01/2024, 10:37
Tempestades de inverno já atingem várias partes do país, deixam milhares sem energia e cancelam voos. Temperaturas devem cair ainda mais neste fim de semana.

sudao.jpg

ONU aponta assassinatos étnicos em cidade do Sudão

21/01/2024, 09:50
No relatório ao Conselho de Segurança da ONU, monitores independentes de sanções da organização atribuíram o número de vítimas em El Geneina a fontes de inteligência e compararam-no com a estimativa da própria instituição de que cerca de 12 mil pessoas foram mortas em todo o Sudão desde que a guerra eclodiu em 15 de abril de 2023.

frioeua.jpg

Com temperaturas de −30 °C, frio mata mais de 80 pessoas nos EUA

20/01/2024, 13:39
O Estado com mais ocorrências é o Tennessee, com 19 mortes relacionadas ao clima. É seguido por Oregon, com 16. Os outros Estados são: Illinois, Pensilvânia, Mississippi, Washington, Kentucky, Wisconsin, Nova York e Nova Jersey.

guerraeua.jpg

Joe Biden diz que solução de dois Estados é possível com Netanyahu

20/01/2024, 13:16
A ligação de Biden com Netanyahu, na sexta-feira, foi a primeira em quase um mês, revelou a Casa Branca, observando que as discussões se concentraram nos ataques contínuos de Israel em Gaza.

japao-2.jpg

Japão se torna quinto país a pousar na Lua com a missão Slim

19/01/2024, 14:59
A espaçonave foi lançada em 7 de setembro e entrou na órbita lunar em 25 de dezembro de 2023. Segundo a Jaxa, o Slim é um módulo de exploração de pequena escala projetado para pousos precisos na superfície da Lua.

otanguerra.jpg

Otan mobiliza tropas nas maiores manobras em mais de duas décadas

19/01/2024, 13:30
Segundo Bauer, os países da aliança militar precisam "estar preparados para tudo". "Precisamos criar um sistema que nos permita formar mais pessoas no caso de guerra, independentemente de isso acontecer ou não", disse.

coreianorte-1.jpg

Pyongyang testa armas nucleares subaquáticas

19/01/2024, 11:45
Em comunicado com o título  “Nunca vamos tolerar a histeria imprudente do confronto militar”, o Ministério da Defesa Nacional da Coreia do Norte diz que “os EUA, o Japão e a República da Coreia estão intensificando os exercícios militares de provocação desde o início do ano”.

73 de 249