Na semana passada, o presidente dos EUA afirmou que que se reunirá o chefe da Rússia em Budapeste, na capital da Hungria, nas próximas duas semanas.
Por Redação, com CartaCapital – de Kiev, Moscou, Washington
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou que está disposto a participar do encontro na Hungria entre os presidentes russo e norte-americano, Vladimir Putin e Donald Trump, caso receba um convite.

O encontro entre Trump e Putin será a segunda cúpula bilateral para tentar um acordo de paz na Ucrânia, após uma reunião organizada em agosto no Alasca.
– Se me convidarem a Budapeste, se for um convite em um formato no qual nos reunamos os três, ou como é chamado, diplomacia itinerante, o presidente Trump se reúne com Putin e o presidente Trump se reúne comigo, então, em um formato ou outro, estamos de acordo – afirmou Zelensky.
Trump anunciou na semana passada que se reunirá com Putin em Budapeste “nas próximas duas semanas”, como parte de sua promessa de terminar rapidamente com a guerra na Ucrânia após seu retorno à Casa Branca.
“Budapeste não é o melhor lugar para a reunião”
Zelensky declarou que “Budapeste não é o melhor lugar para a reunião”. O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, é o maior aliado de Putin na Europa e critica o apoio militar e diplomático à Ucrânia.
– Não acredito que um primeiro-ministro que bloqueia a Ucrânia em todos os âmbitos possa fazer algo positivo para os ucranianos ou apresentar uma contribuição equilibrada – afirmou Zelensky sobre Orban.