Rio de Janeiro, 04 de Março de 2026

Veneza retoma sistema de reserva e taxa para turistas

A prefeitura de Veneza anuncia a volta do sistema de reservas e taxa de acesso ao centro histórico, visando melhorar a gestão do turismo na cidade.

Quarta, 04 de Março de 2026 às 11:39, por: CdB

Em nota, a prefeitura explicou que a medida visa incentivar “a reserva com antecedência”, de modo a facilitar a gestão do fluxo turístico na cidade.

Por Redação, com ANSA – de Veneza

A cidade de Veneza, na Itália, uma das mais visitadas no mundo, anunciou, na terça-feira, o retorno do agendamento e da tarifa de acesso ao centro histórico da cidade para o período entre 3 de abril e 26 de julho.

Veneza retoma sistema de reserva e taxa para turistas | Turistas deverão pagar taxa de 5 ou 10 euros para visitar Veneza a partir de 3 de abril
Turistas deverão pagar taxa de 5 ou 10 euros para visitar Veneza a partir de 3 de abril

O processo já está disponível no portal “Venice Access Fee” e tem custo de 5 euros (R$ 30,6) para turistas que pagarem a taxa com antecedência e de 10 euros (R$ 61,3) para quem pagar às vésperas de sua visita.

Em nota, a prefeitura explicou que a medida visa incentivar “a reserva com antecedência”, de modo a facilitar a gestão do fluxo turístico na cidade.

Entre os isentos da iniciativa, ainda em caráter experimental, estão residentes em Veneza, estudantes, moradores da região do Vêneto e pessoas que se deslocam diariamente para a lagoa ou arredores. 

Próximo mês

A medida, que entrará em vigor no próximo mês, abrangerá 60 dias, sendo: 3 a 6 de abril; 10 a 12 de abril; 17 a 19 de abril; 24 de abril a 3 de maio; 8 a 10 de maio; 15 a 17 de maio; 22 a 24 de maio; 29 de maio a 7 de junho; 12 a 14 de junho; 19 a 21 de junho; 26 a 28 de junho; 3 a 5 de julho; 10 a 12 de julho; 17 a 19 de julho; e 24 a 26 de julho.

A cobrança foi aplicada pela primeira vez em 2024 por um período de 29 dias, estendendo-se para 54 dias no ano passado.

Edições digital e impressa