Rio de Janeiro, 03 de Maio de 2025

Velório do papa Francisco reúne mais de 60 mil fiéis

Mais de 60 mil fiéis comparecem ao velório do Papa Francisco na Basílica de São Pedro. Saiba mais sobre a cerimônia e o funeral marcado para sábado.

Quinta, 24 de Abril de 2025 às 12:12, por: CdB

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o balanço se refere ao período entre 11h de quarta, quando a basílica foi aberta para o público, e 13h desta quinta-feira, sempre pelo horário local.

Por Redação, com ANSA – da Cidade do Vaticano

Cerca de 61 mil fiéis já passaram pela Basílica de São Pedro para dizer adeus ao papa Francisco, que será velado no principal templo do catolicismo até a noite desta sexta-feira.

Velório do papa Francisco reúne mais de 60 mil fiéis | Velório do papa Francisco na Basílica de São Pedro, Vaticano
Velório do papa Francisco na Basílica de São Pedro, Vaticano

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o balanço se refere ao período entre 11h de quarta, quando a basílica foi aberta para o público, e 13h desta quinta-feira, sempre pelo horário local.

Devido ao elevado fluxo de fiéis, o velório teve o horário estendido na madrugada desta quinta, de meia-noite para 5h30, com uma breve pausa de 1h30 para ser reaberto às 7h.

Continue lendo

A fila de peregrinos chega a dois quilômetros de extensão, enquanto o tempo de espera para entrar na basílica pode superar três horas. A exposição do corpo de Francisco terminará às 19h de sexta (14h em Brasília), e o caixão será fechado uma hora depois, em uma cerimônia presidida pelo camerlengo da Igreja Católica, cardeal Kevin Farrell.

Já o funeral está marcado para as 10h (5h em Brasília) de sábado, na Basílica de São Pedro, e o Papa será sepultado logo em seguida, após um cortejo de cerca de seis quilômetros, na Basílica de Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior), principal templo mariano de Roma.

Jorge Bergoglio, 88 anos, morreu na última segunda-feira, devido a uma parada cardiocirculatória em decorrência de um AVC, após mais de dois meses de luta contra uma grave pneumonia.

O conclave que elegerá seu sucessor deve começar na primeira quinzena de maio.

Putin enviará ministra para representar Rússia no funeral de Francisco

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, selecionou a ministra da Cultura, Olga Lyubimova, para representar o país no funeral do papa Francisco, falecido na última segunda-feira.

A decisão do líder, citada pela agência de notícias russa Ria Novosti, foi tomada nesta quarta-feira (23). A cerimônia no Vaticano está marcada para acontecer no próximo sábado.

Putin é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos crimes de guerra cometidos no conflito contra a Ucrânia. A corte, no entanto, não tem jurisdição sobre o Vaticano, mas o mandatário reduziu drasticamente suas viagens após as acusações.

Lyubimova, de 44 anos, chefia o Ministério da Cultura de Moscou desde 2020 e nunca escondeu seu amor pela Itália, tanto que visita frequentemente o país. A política não é um nome conhecido fora da Rússia, mas tem grande peso no setor cultural nacional.

Embora Francisco tenha sido visitado três vezes por Putin durante seu pontificado, as relações entre Rússia e Vaticano se deterioraram após o início da guerra em Kiev.

No dia da morte do pontífice, o presidente russo lembrou o religioso como um “líder sábio” e “defensor constante dos elevados valores do humanismo e da justiça”.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo