Rio de Janeiro, 05 de Maio de 2025

Unidades de saúde indígena serão interconectadas, em todo o país

Descubra como o governo brasileiro planeja interconectar as unidades de saúde indígena até 2026, promovendo saúde e conectividade para os povos originários.

Sábado, 19 de Abril de 2025 às 15:45, por: CdB

Neste sábado comemora-se o Dia dos Povos Indígenas. A data promove a diversidade e a riqueza das culturas dos povos originários; além de chamar a atenção para a luta dos quase 1,7 milhão de brasileiros.

Por Redação, com ABr – de Brasília

O governo planeja interconectar todas as unidades de saúde indígena do Brasil até o fim de 2026, garantindo que todos os estabelecimentos públicos responsáveis pela atenção primária à saúde dos povos originários tenham acesso à internet de qualidade.

Unidades de saúde indígena serão interconectadas, em todo o país | Os povos indígenas somam cerca de 1,4 milhão de brasileiros
Os povos indígenas somam cerca de 1,4 milhão de brasileiros

— Nosso objetivo é chegar até o final do ano que vem com a universalização da conectividade em todas as unidades de saúde indígenas do nosso país — afirmou o secretário nacional de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba.

Neste sábado comemora-se o Dia dos Povos Indígenas. A data promove a diversidade e a riqueza das culturas dos povos originários; além de chamar a atenção para a luta dos quase 1,7 milhão de brasileiros que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), se declaram indígenas, com laços ancestrais com uma das 305 etnias identificadas no país.

 

Continue lendo

Apib

A efeméride também é comemorada pela principal instância de mobilização dos povos originários, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que completa duas décadas neste ano. Criada durante o segundo Acampamento Terra Livre (ATL), evento que, em 2025, chegou a sua 21ª edição, integrando o chamado Abril Indígena, a instituição tornou-se uma referência nacional, promovendo a união entre as centenas de etnias que habitam o país.

O hoje chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério dos Povos Indígenas, Jecinaldo Barbosa Cabral, do povo sateré-mawé, era coordenador-geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) quando lideranças indígenas decidiram que o movimento precisava de uma nova instância de representação nacional, nos moldes de experiências anteriores.

E Francisco Avelino Batista, o Chico Preto, do povo Apuriña, que militava no movimento desde o fim da década de 1970, foi um dos primeiros coordenadores da Apib.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo